João Padinha/Everything Is New

Novo Amor no LAV. Uma noite intimista e o cimentar de um amor reconhecido

Texto: V. Oliveira

O regresso do autor-compositor galês Ali Lacey e da sua banda, a Lisboa, trouxe-nos um sentimento de familiaridade e a oportunidade de estreitar laços de intimidade conseguidos nas duas passagens anteriores por Portugal.

A juntar aos igualmente bem sucedidos concertos no LAV, em 2019, na Aula Magna, em 2022, a incursão de 2024 dos Novo Amor em território luso fez-se ao som de um alinhamento extenso e coeso que explorou o mais recente álbum da banda, Collapse List, e brindou o público presente com mais dos mesmos ingredientes que transformaram os Novo Amor num projecto que rapidamente se tornou muito acarinhado pelo público português.

Foi ao som do recentemente lançado Collapse List (2024) que se fez notar a consolidação do lado mais intimista de Ali Lacey, mas também a introdução de novas influências sonoras e musicais, possivelmente fruto da colaboração próxima entre Ali e Yvette Young (da banda Covet). Tanto a composição artística do artwork da capa do álbum, bem como composições de guitarra e arranjos adicionais de cordas, foram co-produzidos pela cantora e multi-instrumentista, resultando num equilíbrio entre o familiar e o inesperado. Num concerto que até teve direito a sessão de Q&A, a incentivo de Ali, facilmente ficou perceptível a importância de passar tempo com o público que o acompanha: «I do appreciate being here. It is pretty good to be back».

Destacamos ainda passagens pelos álbuns Birthplace (2018), através das aclamadas “State Lines” e “Birthplace”, e Cannot Be, Whatsoever (2020), ao som de êxitos  como “No Plans”, “Halloween” e “Keep Me”, como momentos mais aplaudidos por parte do público.

A recta final do concerto fez-se ao som da suplicada música “Carry You” (Bathing Beach, 2017) e de um encore ao som de “Hotel / Easy Feeling” (Collapse List), assumidamente a favorita do próprio Ali, ficando então a seu cargo o momento de encerramento de um concerto incrivelmente bonito e que só nos faz esperar por mais.

Fotografias cedidas por João Padinha/Everything Is New