Esta semana: Eyehategod, o sludge sulista no RCA Club

Os Eyehategod regressam a Portugal já na próxima sexta-feira, 3 de Maio, para concerto no RCA Club, em Lisboa.

Sendo uma das bandas mais famosas a sair da cena metal de NOLA (Nova Orleães, Louisiana), é natural terem-se tornado ao longo das suas três décadas de existência uma referência do sludge vindo do sul dos Estados Unidos. Actualmente comando da guitarra de Jimmy Bower e da voz de Mike Williams, a formação conta também com Gary Mader no baixo e com Aaron Hill na bateria, este desde 2013 após o falecimento de Joe LaCaze.

A nível discográfico a história de longa-durações começou em 1990 com In the Name of Suffering, seguindo-se Take as Need for Pain (1993) e Dopesick (1996) – um trio de discos que definiu parte do género sludge enquanto ramificação do metal nos anos 90. Confederacy of Ruined Lives, de 2000, só voltou a ter sucessor catorze anos depois com um álbum homónimo. Eyehategod, álbum póstumo para o baterista original LaCaze, foi também o último álbum antes da saída do guitarrista Brian Patton e a destacar a banda enquanto quinteto.

O trabalho de estúdio mais recente é A History of Nomadic Behavior, lançado em 2021 com o selo da Century Media e uma crítica feroz às ideologias cegas e ao negacionismo.

A primeira parte do concerto em Lisboa, data única inserida na digressão europeia do quarteto, estará a cargo dos portuenses Scatterbrainiac. Os bilhetes para o concerto, à venda na BOL e locais habituais associados, têm o custo de 20 euros.