O Westway Lab parte para a sua 11ª edição em Guimarães de 10 a 13 de Abril e já revelou os primeiros quatro concertos, a distribuir pelas duas últimas noites do evento.
Estão prometidos quatro dias intensos focados tanto na criação como na internacionalização da música, com epicentro no Centro Cultural Vila Flor e estendendo-se a vários espaços da cidade vimaranense. Rob Challice será o Keynote Speaker internacional desta edição enquanto agente ligado a projectos como Bon Iver, Kings of Convenience, Sufjan Stevens, Toro y Moi, Warpaint, entre outros.
O Westway Lab pretende continuar a crescer nas ideias, propostas, experiências e parcerias ao manter a relação com a criação e uma vivência única da cidade através da música: as residências que cruzam artistas nacionais e internacionais; as conferências que ajustam o seu programa para acompanhar a evolução profissional; e o festival em si que se consolida cada vez mais na prospecção e descoberta de talento dentro e fora de portas.
É nesse contexto de festival que os NewDad (na foto) de Julie Dawson vão actuar. A banda de Galway, na Irlanda, vai trazer a Portugal os temas de Madra, disco de estreia editado no passado mês de Janeiro e que sucede aos EPs Waves e Banshee, de 2021 e 2022 respectivamente. Já a multifacetada artista brasileira Julia Mestre, enquanto actriz, cantora, baixista e compositora, vai mostrar as suas influências contaminadas por maiores referências da música do seu país.
Também as canções de Luís Severo, amealhadas no novo disco Cedo ou Tarde, e Silly, projecto autoral de Maria Bentes, fazem parte dos concertos confirmados para o 11º Westway Lab.
O passe early bird para o evento pode ser adquirido pelo valor de 30 euros na BOL e locais habituais associados.