Deap Vally anunciam despedida com concerto em Lisboa

A dupla norte-americana Deap Vally anunciou a sua despedida dos palcos, com a última digressão europeia a passar pelo LAV, em Lisboa, no dia 20 de Maio.

As californianas Julie Edwards (bateria e voz) e Lindsey Troy (guitarra e voz) iniciaram o seu percurso em 2011, lançando o primeiro disco dois anos depois: Sistrionix recebeu elogios e comparações com nomes maiores pela sua sinergia de rock alternativo com garage e blues, que percorreu o eixo The White Stripes e Led Zeppelin. Seguiram-se mais três discos, casos de Femejism (2016), produzido por Nick Zinner, Deap Lips (2020), a meias com The Flaming Lips, e Marriage (2021). Pelo meio, colaborações com Peaches, KT Tunstall ou Jamie Hince e partilhas de palco em digressões com Red Hot Chili Peppers, Queens of the Stone Age, Blondie ou Garbage.

No entanto há um travão na carreira, após desafios impostos pela pandemia e pela gravidez das integrantes. Sobre o modelo de gravação e digressão, Lindsey Troy afirma que «esse modelo não é compatível» com as suas vidas actuais. «Descobrimos que simplesmente não podemos funcionar mais como uma banda tradicional», reafirmou Julie Edwards.

O plano agora é comemorar a despedida dos palcos com uma série de concertos, assim como uma regravação do seu álbum de estreia, renomeado para Sistrionix 2.0 pela própria Deap Vally Records: um álbum duplo que incluirá demos, versões inéditas, novas gravações e raridades.

Os bilhetes para o concerto no LAV custam 28 euros e ficam disponíveis na próxima segunda-feira, 5 de Fevereiro, nos locais habituais. Existe ainda um pacote VIP da banda pelo valor de 70 euros.