Ingrid Pop

Vodafone Paredes de Coura. Slowdive e The Jesus and Mary Chain entre as novidades

Depois da confirmação de Fontaines D.C., a primeira para o festival, o Vodafone Paredes de Coura anunciou mais oito nomes para o seu alinhamento de 2024.

Os Slowdive (na foto) regressam ao festival onde actuaram em 2015, mas desta vez trazem o novo álbum Everything Is Alive. Esse disco, editado este ano, acaba por apresentar a banda inglesa renascida em 2014 a uma nova geração após o lançamento de um outro trabalho homónimo em 2017. Rachel Goswell e Neil Halstead voltam a liderar uma amostra de uma das mais destacadas bandas do movimento shoegaze que lançou três importantes discos: Just For A Day (1991), Souvlaki (1993) e Pygmalion (1995).

Não menos importantes, os escoceses The Jesus and Mary Chain dos irmãos Reid trazem ao Minho o novo disco Glasgow Eyes a editar em Março de 2024, o oitavo de uma discografia iniciada em Psychocandy em 1985 e com sucessores aclamados em Darklands em 1987 e Automatic em 1989.

Também confirmados estão o britânico Baxter Dury, os franceses Nouvelle Vague ou os norte-americanos Wednesday, autores do recente aclamado Rat Saw God, para além da dream pop londrina de Still Corners, os brasileiros Gilsons e a veterania indie norte-americana via Superchunk.

O Vodafone Paredes de Coura 2024 acontece de 14 a 17 de Agosto na habitual Praia Fluvial do Taboão, nas margens do rio Coura.