Primavera Sound Porto. Lana Del Rey, PJ Harvey e Pulp no cartaz revelado

O Primavera Sound Porto revelou o seu alinhamento na totalidade para os dias 6, 7 e 8 de Junho de 2024 esta terça-feira.

No topo do cartaz do festival que se realiza no Parque da Cidade do Porto figuram nomes imponentes no feminino. Lana Del Rey (na foto) encabeça o festival enquanto grande compositora da música norte-americana deste século, enquanto SZA se estreia em Portugal enquanto talento geracional que vai além dos limites do R&B. O topo do alinhamento estende-se a duas cantautoras com histórias diferentes: PJ Harvey, de regresso ao festival que encabeçou em 2016, traz consigo o rock influente; Mitski, com passagem discreta pelo festival em 2017, volta com outro estatuto de culto.

Mas há mais no topo. Os Pulp, de regresso após longo hiato, celebrarão em palco os seus hinos e até material novo; os The National só se poderão sentir em casa com o público à sua mercê e os Justice prometem conduzir a festa da electrónica, estilo que este ano parece passar ao lado do Primavera Sound.

Há muito por onde pegar num extenso line-up. Destaque para as guitarras rendilhadas do midwest emo de American Football, mas também há folk drone de Lankum, autores de um dos mais brilhantes discos de 2023, e ainda a veterania de billy woods, rapper que tem explodido com múltiplos lançamentos a solo, colaborativos ou em Armand Hammer. Também veteranos, o Porto vai receber os Blonde Redhead que editaram o seu primeiro álbum após quase uma década, somando Sit Down For Dinner a uma interessante carreira de rock alternativo. A ter atenção ainda o post-hardcore de Lisabö, a jarda anual de Shellac, a canção gótica de Ethel Cain, o rock flutuante e nervoso de Tropical Fuck Storm, o barroquismo digital de Eartheater, o universo de Lambchop ou a folk cristalina de Julie Byrne.

O Primavera Sound Porto dará também palco ao glitch de Tirzah, a pop de Arca ou Kim Petras, o experimentalismo de Wolf Eyes, as batidas de Mandy, Indiana, a euforia de The Last Dinner Party ou as pinceladas diferentes entre a velocidade de Militarie Gun, o psicadelismo de Crumb ou a fúria de Scowl.

Nesta 11ª edição o festival também faz uma clara aposta na esfera da nova música portuguesa, seguindo as pisadas do festival irmão de Barcelona em potenciar o que novo se faz localmente. Dessa feita, a ‘nossa’ música é representada por Amaura, Ana Lua Caiano, André Henriques, Best Youth, Classe Crua, Conjunto Corona, Expresso Transatlântico, Máquina, Milhanas, mutu, Samuel Úria, Silly, Soluna e Tiago Bettencourt.

Alavancando uma grande quantidade de nomes da edição do Primavera Sound Barcelona, a acontecer entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho, é de se notar as ausências no Porto de Phoenix, Charli XCX, FKA twigs, Deftones, Beth Gibbons, Arab Strap, Duster, Freddie Gibbs & Madlib, L’Impératrice, Model/Actriz, Nala Sinephro, Sofia Kourtesis, Yeule, Chelsea Wolfe ou Brutus, entre muitos outros.

Os passes gerais para o Primavera Sound Porto 2024 encontram-se neste momento à venda por 175 euros na DICE e locais habituais. Os passes gerais VIP também estão disponíveis por 250 euros.