Texto: Gonçalo Cardoso | Fotografia: Fábio Caeiro
Era grande a expectativa para ver os The Sisters of Mercy a subir ao palco do LAV, em Lisboa, no passado dia 26 de Outubro. No entanto, e sendo algo que já muito foi falado nos últimos dias, o concerto da banda liderada por Andrew Eldritch acabou por não acontecer. Mais sorte teve o público do Porto, que no dia seguinte viu a banda inglesa subir ao palco do Hard Club para o que pareceu ser um bom concerto.
Na capital, no entanto, ainda tivemos oportunidade de ver a banda de abertura tocar, os The Virginmarys. E que grande surpresa foi. Um duo eléctrico, potente e cheio de garra, agarrou o leme do LAV e pôs o público a aquecer. Formados em 2006 em Macclesfield, Inglaterra, a banda é composta por Ally Dickaty (guitarra e voz) e Danny Dolan (bateria), que estão na banda desde a sua criação.
Foi impressionante a energia e pujança que estes dois artistas entregaram naquele espaço, fazendo mais barulho e algazarra que muitas bandas de três ou quatro elementos. Mesmo com um estilo mais rock e um pouco mais pesado que a banda que (supostamente) viria a seguir, os The Virginmarys entregaram-se de corpo e alma e acabaram por dar um espectáculo que serviu de consolo às centenas de pessoas que voltaram para casa pelas 23 horas sabendo que os The Sisters of Mercy não iam subir ao palco. No meio da tristeza, deu para ter um consolo revigorante e potente desta dupla inglesa.