A primeira edição do Luna Fest vai decorrer na Praça da Canção, em Coimbra, de 16 a 20 de Agosto e conhece mais novidades para o seu alinhamento focado no legado do rock.
Depois de nomes como Devo, Gang of Four, The Damned, Buzzcocks, A Certain Ratio, Black Lips ou La Femme, entre outros, o Luna Fest avançou recentemente sete novidades para o cartaz. John Cale, fundador dos Velvet Underground e um dos nomes mais importantes da história do rock, actua no dia inaugural, um dia partilhado com The Undertones e DSM IV, para além da prévia confirmação de Robert Görl & DAF.
John Cale sobe a palco em Coimbra meses após ter lançado o seu 17º álbum de estúdio, intitulado Mercy, com o peso dos seus 81 anos de idade e 15 de carreira. Apesar da sua importância enquanto ex-Velvet Underground e de ter produzido álbuns históricos de Patti Smith ou The Stooges, Cale parece mais interessado no presente e no futuro, trazendo um disco inspirado por acontecimentos dos últimos anos, como a presidência de Donald Trump, o “Brexit”, a morte de George Floyd ou do movimento anti-racista nos Estados Unidos e no mundo, para além das alterações climáticas, da emergência da extrema-direita e a pandemia. E a comprovar que Mercy vive no presente, o disco está marcado por diversas colaborações de músicos contemporâneos, como Actress, Animal Collective, Fat White Family, Laurel Halo, Sylvan Esso, Tei Shi e Weyes Blood.
As novidades em cartaz incluem ainda o punk texano de Hickoids e La Élite a 17 de Agosto, os nova-iorquinos The Star Spangles no dia 18 e os escoceses The Rezillos no dia 19.
Os bilhetes para a edição de estreia do Luna Fest encontram-se à venda na BOL e locais habituais associados.