Festa do Avante! revela artistas para celebrar os 50 anos do 25 de Abril

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 está patente na programação da Festa do Avante! para este ano, que celebra nova edição nos dias 1, 2 e 3 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal.

O concerto sinfónico de sexta-feira, 1 de Setembro, será inteiramente dedicado à celebração com composições feitas antes e depois do 25 de Abril relacionadas com a resistência político-cultural ao fascismo português. «Música para a libertação do povo português!» é o tema do concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, com o Coro Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Alves. O espectáculo de Agir será espaço de homenagem aos poetas e aos músicos de intervenção ao lado dos convidados Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho.

Outros artistas que vão actuar na Festa do Avante! propõe também celebrar o 25 de Abril, seja através de números especiais sobre o tema ou pelo seu reportório assentar em canções de carácter político-social ou de intervenção. É o caso de A Garota Não (com Luca Argel), Bateu Matou, Boémia, Luta Livre, a italiana Loredana Savino ou a programação da Rave Avante!, que junta as batidas de Photonz, DJ Satélite, Ciel e Ecstasya.

Entre veteranos, Jorge Palma apresentará o seu novo álbum Vida com o convidado Rui Reininho, enquanto Tim percorrerá alguns dos seus temas mais conhecidos também acompanhado em palco, com artistas a revelar. Rodrigo Leão irá dar um espectáculo orientado a dois pianos juntamente com a sua filha, Rosa. Mimicat, Nenny, Expresso Transatlântico e Rúben Torres vão protagonizar concertos da nova vaga de música nacional.

O histórico punk brasileiro de Ratos de Porão (na foto) surge à cabeça da representação internacional de países de língua oficial portuguesa, que se estende aos são tomenses África Negra, à moçambicana Banda Kakana e ainda aos brasileiros Francisco, El Hombre. Dos Estados Unidos chega a Chris Luquette East Coast Bluegrass Band e do Afeganistão, país onde a música está proibida, apresentar-se-á o grupo Not Forbidden.

O fado está representado por Mísia e Ricardo Ribeiro e as novas tendências da música popular portuguesa marcam presença por José Barros e Navegante com Mimmo Epifani e Planície Cantada e ainda pelo grupo Criatura com o Coro dos Anjos.

Não fica a faltar o jazz, com o Hot Club de Portugal a celebrar 75 anos com a sua Orquestra e a convidada Selma Uamusse e a prestar uma homenagem a Duke Ellington com “Black, Brown and Beige”, pedaço da história da libertação afro-americana.

A Festa do Avante! é um evento promovido pelo Partido Comunista Português, reconhecida pela sua diversidade sócio-cultural e gastronómica. A EP – Entrada Permanente, bilhete que dá acesso à Quinta da Atalaia nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, encontra-se à venda através da rede Ticketline e locais habituais associados e também nos Centros de Trabalho do PCP pelo valor 29 euros até ao dia 31 de Agosto.