Jazz em Agosto. Gard Nilssen, Eve Risser, Evan Parker e Mary Halvorson na programação de 2023

A 39ª edição do Jazz em Agosto celebra-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 de Julho e 6 de Agosto com um total de quinze actuações.

Na apresentação do alinhamento para este ano destaca-se a origem africana como um dos seus traços. Eve Risser’s Red Desert Orchestra, encontro entre músicos europeus e africanos, é o concerto de abertura a 27 de Julho, mas esta linha continua com Natural Information Society + Evan Parker, projecto criado por Joshua Abrams em torno do guimbri (típico do gnawa) e ainda no grupo Trance Map + (que soma Evan Parker, Pat Thomas ou Peter Evans), no projecto Ghosted (Oren Ambarchi, Johan Berthling e Andreas Werliin) ou na música a solo de Susana Santos Silva e de Julia Reidy.

Santos Silva e Reidy integram um programa de solos, tal como Marta Warelis e Camille Émaille, numa edição com diversos projectos de enorme destaque na música mais criativa de 2022 com liderança feminina: a já referida Eve Risser, mas também Hedvig Mollestad, Zoh Amba, Myra Melford e Mary Halvorson, esta última com o interessantíssimo trabalho Amaryllis.

Também na programação estão os concertos de João Lencastre com Safe In Your Own World, The Attic e o derradeiro ensemble, a fechar o programa no anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian: Gard Nilssen’s Supersonic Orchestra (na foto), concerto de encerramento a cargo da armada nórdica comandada pelo baterista e compositor numa selecção que integra muitos dos mais estimulantes músicos escandinavos, como é o caso de Mette Rasmussen, Ingebrigt Haker Flaten ou Per “Texas” Johansson.

Os bilhetes para o Jazz em Agosto 2023 já se encontram à venda. Os bilhetes avulso para o anfiteatro variam entre os 10 e os 15 euros, enquanto se fixa nos 6 euros para as actuações unitárias no Auditório 2. Existem ainda dois passes disponíveis: um para os onze concertos no Anfiteatro, por 90 euros, e outro para os quatro concertos no Auditório 2, por 15 euros.