Marie Planeille

FMM Sines. Tinariwen, The Selecter e Nneka entre os primeiros nomes para 2023

Foram reveladas as primeiras 16 confirmações para o programa da 23ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo. O festival acontece entre os dias 22 e 29 de Julho em Porto Covo e Sines e, como habitual, combina artistas consagrados com revelações a conquistar o seu espaço na música global.

Enquanto embaixadores da música tuaregue, os Tinariwen (na foto) são um dos incontornáveis nomes do blues do deserto. Amatssou, o disco que motiva o regresso a Sines treze anos depois, cruza esses ritmos quentes com a América rural e a country de Nashville. Também a cruzar destinos, os britânicos The Selecter carregam a Jamaica ao festival. Depois da vanguarda no movimento two-tone e mais de 40 anos depois da sua estreia, trazem um novo álbum, Human Algebra, o 16º da carreira. O colectivo jamaicano Inna de Yard reúne lendas do reggae com músicos da nova geração em palco: nascido no seio da label francesa Makasound, este conjunto é constituído por Ken Boothe, Cedric Myton, Winston McAnuff e Kiddus, para além do trio The Viceroys e jovens talentos.

Nneka é uma das grandes estreias no FMM Sines. Com raízes no sul da Nigéria e iniciada na música em Hamburgo, na Alemanha, Nneka tem percorrido uma carreira influenciada pela soul, R&B, hip-hop, reggae e afrobeat, com sete álbuns lançados, o último dos quais Love Supreme, de 2022. Outra estreia há muito aguardada é a de Lila Downs, uma das maiores artistas da América Latina. A mexicana, vencedora de seis Grammy Latinos e de um Grammy, conflui na sua voz distinta géneros como as rancheras e os corridos mexicanos, boleros, jazz, hip-hop ou cumbia.

Também do México e entre os artistas mais novos do alinhamento, Silvana Estrada chega ao FMM Sines com o Grammy Latino 2022 para Artista Revelação graças ao disco Marchita, trabalho de estreia que a fazem situar entre os terrenos da indie pop vincada pelas suas origens e o jazz que estudou. O espanhol Rodrigo Cuevas apresentará no festival as canções do seu novo álbum, onde continuará a cruzar o tradicional e regional com a música moderna.

O role de confirmações também fala português, desde o encontro jazz entre Maria João & Carlos Bica, acompanhados por João Farinha e André Santos, até ao fado de Carminho, que apresentará o novo álbum Portuguesa, e à canção brasileira de Céu, com Um Gosto de Sol, num regresso ao festival treze anos depois. O trio brasileiro Gilsons, formado por José, Francisco e João Gil (filho e netos de Gilberto Gil), incorpora elementos de pop rock, samba, reggae, ritmos baianos e música popular brasileira no álbum de estreia a apresentar, Pra Gente Acordar.

Mas há mais confirmados: Cimafunk foi nomeado para os Grammy de 2023 na categoria de melhor álbum de rock latino ou alternativo com El Alimento, que apresentará no FMM enquanto estrela da música afrocubana; La Chica, identidade de Sophie Fustec, integra na sua música o espírito multicultural do bairro parisiense onde cresceu, Belleville, com as suas raízes venezuelanas; Rokia Koné, enquanto uma das novas estrelas da música do Mali, tem no álbum BAMANAN um tributo ao povo Bambara, à sua língua, cultura e tradições; o senegalês Lass percorre o mbalax e as melodias afrocubanas na estreia Bumayé; e Bab L’Bluz, banda oriunda de Marraquexe, inspira-se no gnawa e no rock psicadélico dos anos 70 e 80.

O FMM Sines este ano acontece de 22 a 24 de Julho em Porto Covo e de 25 a 29 na cidade de Sines. Os bilhetes para os concertos nocturnos no Castelo de Sines já se encontram à venda, variando entre os 15 e os 20 euros diários. Há ainda um passe de dois dias a 35 euros e um passe global de 60 euros. Em Porto Covo e os concertos na Avenida Vasco da Gama, em Sines, têm entrada livre.