Bjørn Tore Moen

Esta semana: Leprous apresentam “Aphelion” no Porto e em Lisboa

É já hoje, dia 20 de Fevereiro, que os Leprous sobem ao palco do Hard Club, no Porto, seguindo-se concerto no LAV, em Lisboa, amanhã. O quinteto norueguês traz a Portugal a apresentação de Aphelion, álbum que editaram em 2021.

Pode-se recuar vinte anos para encontrar os vestígios do início da história dos Leprous, mas após vários anos de demos e de alinhamentos instáveis a banda lançou o seu álbum de estreia, Tall Poppy Syndrome, apenas em 2009. Para além das críticas favoráveis, aplaudindo a mentalidade da fusão de prog rock dos anos 70 com o som metal mais contemporâneo e alternativo, os Leprous ganharam notoriedade enquanto live band de Ihsahn, frontman dos Emperor, que em sentido oposto contribuiu várias vezes enquanto voz convidada ou produtor da banda nos anos seguintes.

Depois de três álbuns de direcção semelhante, Bilateral (2011), Coal (2013) e The Congregation (2015), foi Malina, em 2017, a marcar uma viragem para um som mais límpido. A experimentação foi mais além em 2019, com Pitfalls a servir de caldeirão de art rock e pop no som original da banda, assumindo cada vez mais uma posição vanguardista no que toca ao metal progressivo.

Aphelion é então o sétimo álbum de uma carreira prolífica. Foi gravado entre a Suécia e a Noruega com David Castillo e Adam Noble, produtor e engenheiro de som, respectivamente, conhecidos pelo seu trabalho com os Placebo. O álbum foi novamente aclamado pela crítica especializada e destaca singles como “Castaway Angels”, “Running Low” e “The Silent Revelation”.

A primeira parte dos espectáculos no Porto e em Lisboa ficam a cargo a duas bandas especiais. Os britânicos Monuments constituem outro nome de bandeira na união de prog metal e djent, tendo em In Stasis o seu trabalho mais recente, destacando-se a produção e participação de Mick Gordon. Com maiores raízes estabelecidas na folk nórdica, os noruegueses Kalandra vão iniciar as duas noites.

Os bilhetes ainda disponíveis para o Hard Club e para o LAV encontram-se à venda na Ticketline e locais habituais associados. Para o Porto o bilhete custa 32 euros, enquanto que para Lisboa custa 29 euros.