Björk anuncia concerto em Lisboa para Setembro

A digressão “Cornucopia” de Björk volta à estrada no último trimestre do ano e arranca precisamente em Lisboa, na Altice Arena, a 1 de Setembro. Em estreia mundial estarão os temas do seu mais recente álbum, Fossora.

É preciso recuar quinze anos para recordar o último concerto de Björk em solo português. Foi em 2008, no festival Sudoeste, em digressão de apresentação do álbum Volta. Desde então confirmou dois novos concertos em Portugal – em 2012 no primeiro Primavera Sound Porto e em 2018 no Vodafone Paredes de Coura – mas ambos acabaram cancelados.

“Cornucopia” é um espectáculo que nasceu da residência em oito noites consecutivas no The Shed, em Manhattan, sendo desenhado a partir da temática do álbum Utopia e dirigido pela realizadora argentina Lucrecia Martel. A artista islandesa garante agora que “Cornucopia” sempre teve a intenção de ser um mundo tanto para Utopia como para o álbum seguinte, que acabou por ser Fossora, lançado em 2022, fazendo de Lisboa o primeiro palco a nível mundial a receber estes temas.

2022 foi, aliás, um ano forte para Björk. Foi ano de regressar ao cinema, com a participação no filme The Northman, e fez novas datas da curta digressão “Björk Orkestral” fora da Islândia, levando-o até à estreia do festival Primavera Sound em São Paulo, Buenos Aires e Santiago do Chile. A 30 de Setembro lançou Fossora, o seu décimo álbum que se centra no isolamento (gravado durante a pandemia), a perda, o luto e sobretudo a morte da sua mãe, Hildur Runa Hauksdóttir. Para além da colaboração com Kasimyn, de Gabber Modus Operandi, o álbum teve ainda as participações de Serpentwithfeet, Emilie Nicolas e dos filhos Sindri Eldon e Ísadóra Bjarkardóttir Barney.

Os bilhetes para o concerto na Altice Arena serão colocados à venda na próxima sexta-feira, 3 de Fevereiro, com o preço a variar entre os 35 e os 90 euros. Há ainda duas modalidades de Plateia VIP por 125 ou 180 euros.