MIL fecha cartaz de concertos para a edição de 2022

O MIL tem regresso marcado para os dias 28, 29 e 30 de Setembro e já tem cartaz completo com uma longa lista de artistas de música emergente. O festival lisboeta, e respectiva programação artísticas da edição deste ano, volta ao Cais do Sodré, enquanto a convenção, que recebe profissionais do sector da cultura de todo o mundo, continuará no Hub Criativo do Beato.

A premissa da edição do festival deste ano é «descobre enquanto é segredo», frase-chave que posiciona o MIL como uma plataforma de descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular actual. Depois de um primeiro anúncio, há mais a destacar no segundo e final lote de artistas: Lewis OfMan, músico e produtor francês que se torna incontornável na pop lo-fi do país; L’Homme Statue é a resposta do artista afro-francês Loïc Koutana residente há 20 anos no Brasil e que cresceu no seio familiar mamba; Bikôkô, cantora de Barcelona que pega nas suas raízes africanas, percussivas e afectivas para as unir ao lado experimental do R&B; do país vizinho também o talento presente nas canções indie pop de Marta Knight (na foto), que apresenta o seu álbum Strange Times Forever; ou até Reinel Bakole, cantora, compositora, dançarina e performer belgo-congolesa em evidência no ascendente mundo do neo-soul.

Com a força da música latina, o MIL recebe também a produtora Lil Ella, força pop e uma modernizadora do reggaeton via Espanha, e Clara!, a DJ que vem a Lisboa a partir da Bélgica com a sua nova versão live act, centrada no hip-hop e na música urbana da América do Sul.

De Portugal para Portugal, Sónia Trópicos passou automaticamente para a lista de talentos a ter em atenção com o lançamento do single “Mar Alto”; Filipe Sambado desvendará finalmente as canções do disco sucessor de Revezo; Soluna, cantora argentina que cresceu em Portugal e Espanha, apresenta o seu EP de estreia com as produções de Seiji e Dotorado Pro; e Tomás Wallenstein, bem reconhecido como voz dos Capitão Fausto, apresentar-se-á a solo e ao piano.

Também adicionados ao cartaz, e de diversas geografias, estão Anger, Bebé, Celso, Conferência Inferno, Davi Sabbag, Flying Moon In Space, Hércules, Insolito Universo, Isabel do Diego, João Não & Lil Noon, Julián Mayorga, Milian Dolla, Prétu, Puta da Silva, Roseboy666, Sereias, Sun, Trypas Corassão e Tukan.

O MIL é indissociável da sua convenção, o espaço de formação, debate, negócio e intercâmbio dirigido aos trabalhadores e estudantes do sector cultural e com um foco particular nos proifssionais do sector da música. Masterclasses, keynotes, debates e workshops estão previstos, com o programa a ser anunciado em breve.