Esta semana: Três dias de fuzz no Woodrock Festival

É já esta quinta-feira, 21 de Julho, que arranca nova edição do Woodrock Festival na Praia de Quiaios, Figueira da Foz, depois de dois anos de interregno impostos pela pandemia de COVID-19. A 8ª edição do festival arranca com uma noite dedicada aos sons psicadélicos e stoner rock portugueses com Miss Lava, 10 000 Russos, Fatman e Misfit Trauma Queen.

Já na sexta-feira, dia 22, o festival recebe os alemães Kadavar (na foto), um dos nomes maiores da actualidade do rock psicadélico e stoner inspirado no clássico retro dos anos 70. Este reencontro com o público português é feito ao som dos seus álbuns do catálogo da Nuclear Blast, com destaque para os primeiros Kadavar (2012), Abra Kadavar (2013), Berlin (2015) e Rough Times (2017). Já os polacos Dopelord, invocando igualmente o espírito stoner e doom mas com um sentido de ocultismo, apresentam no Woodrock Festival os temas do mais recente disco Sign of the Devil (2020) no final dessa noite. Entre as duas actuações está a de Sereias, banda portuense que fundiu free jazz e punk em O País a Arder (2019), regressando neste 2022 com um disco homónimo. O restante cartaz do dia é composto pelos compatriotas Madmess e Cobra ao Pescoço.

A terminar, sábado dia 23, o maior destaque da noite vai para os suecos Witchcraft, que já caminham para a veterania com seis álbuns desde 2004. Doom e ocultismo – caso o nome não desse para adivinhar – são a receita de uma banda que nasceu de um tributo feito a Bobby Liebling (Pentagram) e Roky Erickson (13th Floor Elevators). O álbum homónimo de estreia continua a ser a bandeira da sua subida ao palco, embora no alinhamento do Woodrock Festival possam estar visitas a Firewood (2005), Nucleus (2016) ou ao mais recente Black Metal (2020). Os franceses Mars Red Sky actuam imediatamente a seguir, fiando-se na música do mais recente The Task Eternal (2019) e da estreia homónima (2011) para reimaginar uma viagem ao deserto. O dia tem ainda espaço para o garage rock e para o fuzz utilizado de formas mais ríspidas, com os nacionais The Faq’s e The Twist Connection a iniciar a noite e Mike Vhiles a fechar o festival em modo de festa.

A 8ª edição do Woodrock Festival estava originalmente agendada para os dias 16, 17 e 18 de Julho de 2020, tendo sido depois adiada para 2021. Os bilhetes adquiridos para 2020 e 2021 mantém-se válidos para 2022. Para quem ainda não tem bilhetes, os mesmos podem ser adquiridos nos locais habituais, com o preço diário a fixar-se nos 15 euros (para 21 de Julho) ou nos 25 euros (para os restantes dias) e o passe geral a custar 46 euros.

De mencionar ainda que o festival garante campismo gratuito no Parque de Campismo da Praia de Quiaios a 100 metros da praia e com acesso directo ao recinto. A entrada de veículos no parque de campismo (incluindo auto-caravanas) tem o custo de 2,50 euros por dia. Os detentores de pulseira do festival têm ainda direito a um desconto de 50 cêntimos no acesso e utilização da piscina. Que mais se pode pedir para desfrutar um fim-de-semana quente em pleno Julho?