Rhye no Coliseu dos Recreios. Uma noite doce para recordar

Texto: Ana Margarida Dâmaso | Fotografia: Ana Ribeiro

Após várias aparições em contexto de festival, Mike Milosh aterrou em Portugal com os seus músicos para apresentação do projeto de soft R&B, Rhye, em nome individual. Um dia depois de concerto no Hard Club, no Porto, rumou a sul onde se entregou ao público do Coliseu dos Recreios.Os vinte e cinco minutos que passaram a hora marcada para início do concerto foram totalmente perdoados assim que o canadense entrou em palco, antecedido pelos restantes companheiros na bateria, baixo, violoncelo, violino, guitarra e teclas.

Com uma voz poderosa mas doce, tal e qual como nas gravações de áudio, Milosh arrancou com “Verse”, mas foi com “Please” que o público deixou o registo de deslumbramento para responder à interacção, levantando-se para dançar. A mútua timidez característica daqueles que se acabaram de conhecer levou o vocalista a partilhar o seu nervosismo inicial, aproximando-se do público, e em “Major Minor Love” Mike juntou-se ao baterista para o instrumental. Deu-se um brilhante mas inesperado clímax musical para quem se habituou ao seu registo romântico-melancólico, potenciando a beleza das suas canções neste espectáculo.

Em “Last Dance” e “Taste” voltou-se a repetir a dose dos magnificentes instrumentais, que não deixaram ninguém indiferente, enquanto que em “Open”, uma das mais esperadas pelo público, se pediu luz baixa e um ambiente «super quiet». Somente com o ritmo dos estalidos da plateia, tornando o momento mágico e único para quem pôde experienciar, Mike mostrou-se igualmente incluído, exclamando «FUCK! Fuck fuck fuck» face à adesão dos presentes que, apesar de não completarem a sala, se apresentam de corpo e alma. Por último, Rhye despediram-se com a opção escolhida pelo público, em movimento ‘first up and then down’, com “Hunger” e “Song For You”, com ajuda acapella de todos.

Após a despedida da banda e um forte aplauso, foram poucos os que abandonaram a sala, batendo com o pé, na tradicional forma de agradecimento local aos artistas. No entanto, e para sua desilusão, o regresso para encore não aconteceu mesmo.