Machine Head e Amon Amarth juntos em concerto no Campo Pequeno

No dia 9 de Outubro de 2022, o Campo Pequeno em Lisboa recebe duas das mais aclamadas e influentes bandas de metal do último par de décadas. Os norte-americanos Machine Head e os suecos Amon Amarth partem para uma digressão conjunta, intitulada “Vikings and Lionhearts Tour”.

Depois de vários anos a promover os concertos de “An Evening With…”, uma digressão em que os Machine Head se alongavam em concerto durante quase três horas por cidade, a banda decide então unir forças com outras bandas pela estrada. Os californianos liderados por Robb Flynn estão a preparar um novo álbum, ainda sem título mas irá suceder a Catharsis, de 2018. Esse disco foi o último a contar com o baterista Dave McClain e o guitarrista Phil Demmel, companheiros de longa data e que marcaram uma era na carreira dos Machine Head. Foram desde então substituídos por Matt Alston e Wacław Kiełtyka (Decapitated), respectivamente.

A temática pagã e viking é recorrente em cada disco dos Amon Amarth, existindo uma linha de evolução melódica desde a estreia Once Sent from the Golden Hall (1998) até Twilight of the Thunder God (2008), álbum em que a banda deixou “oficialmente” de fazer parte do metal underground. Desde então a celebração viking conheceu ainda Surtur Rising (2011), Deceiver of the Gods (2013), Jomsviking (2016) e Berserker (2019).

A acompanhar as duas bandas nesta digressão e, consequentemente, também no concerto em Lisboa estão os The Halo Effect, banda que personifica o lendário som de Gotemburgo e formada por cinco antigos membros de In Flames.

Os bilhetes para o concerto em Lisboa, a custar entre 44 e os 48 euros, vão ser colocados à venda nos locais habituais na próxima sexta-feira, dia 5 de Novembro.