Foram revelados os primeiros nomes para a edição de estreia do Sónar Lisboa. O festival de música que nasceu em Barcelona em 1994 e que soma mais de 70 edições em 36 cidades diferentes do mundo chega finalmente a Portugal de 8 a 10 de Abril num modelo próprio e sustentável e a decorrer em diversos espaços da capital.
Thundercat (na foto) é um dos nomes de destaque dos primeiros dezanove anunciados. O virtuoso baixista, reconhecido pelo seu trabalho a solo em discos como Apocalypse (2013) ou Drunk (2017), é uma referência já incontornável na fusão de funk, soul, jazz e R&B. Para trás estão nove anos enquanto baixista de Suicidal Tendencies e diversas colaborações com Flying Lotus, Kendrick Lamar, Kamasi Washington ou Erykah Badu. O trabalho mais recente e que deverá ser apresentado em Lisboa é It Is What It Is, lançado em 2020.
Outro nome sonante é o de Floating Points, nome de palco de Sam Shepherd. O britânico tem-se evidenciado há já vários anos na injecção de jazz no IDM, como é prova Crush, lançado em 2019. Entretanto colaborou com o saxofonista Pharoah Sanders e a London Symphony Orchestra para Promises, lançado este ano e aclamado pela crítica. Também desde Manchester, mas em bom português, a rapper IAMDDB tem também assim regresso marcado à sua Lisboa natal. Destaque ainda para o back-to-back entre Ellen Allien e Dr. Rubinstein, o DJ set de The Blaze e as confirmações de Polo & Pan, Charlotte de Witte, Jayda G, FJAAK e Nicola Cruz.
Enchufada na Zona, Pongo, Eu.Clides, Nídia e DJ Nigga Fox são os primeiros nomes a integrar o cartaz do Sónar Lisboa 2022, que soma ainda os nomes de Stingray313, Kampire e Héctor Oaks.
Ao longo de três dias, o Sónar Lisboa vai estimular a circulação do público pela capital, numa descoberta da variante tendencialmente diurna e multidisciplinar Sónar+D, cuja curadoria parte do tema da sustentabilidade, a partir das perspectivas e dos cruzamentos entre a ciência, a tecnologia e a as artes ou a criatividade. Das conversas e debates às experiências imersivas e exposições, as pessoas e o planeta serão o tema central da primeira edição do Sónar+D Lisboa que complementa a programação nocturna, esta sim dedicada aos concertos e às experiências audiovisuais.
O Sónar Lisboa 2022 vai acontecer de 8 a 10 de Abril no Sónar Village, um parque de estacionamento junto ao rio Tejo onde será construído um espaço de raiz para receber performances durante o dia. Os concertos serão ainda distribuídos por salas como o Coliseu dos Recreios, o Pavilhão Carlos Lopes, o CCL Pavilhão do Rio e a Factory Lisbon no Hub Criativo do Beato.
De referir que os 500 Early Birds colocados à venda após o anúncio do Sónar Lisboa 2022 esgotaram em menos de 48 horas e, desde então, é possível adquirir o passe geral para os três dias do festival pelo valor de 110 euros, no site oficial do Sónar Lisboa e nos locais habituais.