Estamos já em semana da 42ª edição da Festa do Avante! que ocupará nos dias 7, 8 e 9 de Setembro o extenso território da Quinta da Atalaia, no Seixal, e na sua programação há vários destaques musicais a ter em conta num evento que promove também a diversidade gastronómica e cultural nacional e internacional.
Como é hábito, a sexta-feira do palco principal do evento, o Palco 25 de Abril, dedica-se à música clássica. Neste ano celebra-se o Concerto em Louvor do Homem no Bicentenário de Karl Marx, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e orientado pelo maestro de orquestra Vasco Pearce de Azevedo e pelo maestro do coro Jorge Alves. O programa da noite sinfónica inclui obras de cinco compositores, com destaque para “Francesca da Rimini” de Piotr Tchaikovsky e para a “Sinfonia nº 9, Coral op. 125” de Ludwig van Beethoven, para além de Aaron Copland, Leonard Bernstein e Felix Mendelssohn.
Ainda na sexta-feira destaque para a programação do Auditório 1º de Maio dedicado à música africana com Os Tubarões e o Tributo às Independências com Teté Alhinho, Nelo Carvalho, Micas Cabral e Manecas Costa. O Palco Solidariedade fecha-se com Movimiento Cumbiero de Liberación, o Palco Novos Valores recebe Vado Más Ki Às e o Café-Concerto de Lisboa conta com concerto de Whales.
No sábado o Palco 25 de Abril é encabeçado por Xutos & Pontapés, mas fazem-se as contas ainda com Sérgio Godinho, Bizarra Locomotiva, Boss AC, Vítor Bacalhau, The Black Mamba, Dapunksportif ou The Twist Connection, para além de 47Soul da Palestina. No Auditório 1º de Maio o brilho cai sobre Dead Combo, The Legendary Tigerman, Budda Power Blues, Sangre Ibérico, Couple Coffee ou o bluesman francês Slim Paul. Destaque neste dia também para Scúru Fitchádu e Keso a apadrinhar no Palco Novos Valores, Hélder Moutinho no novo Espaço Fado e as transmissões dos filmes A Fábrica de Nada ou Colo no CineAvante!.
O encerramento do Palco 25 de Abril, no domingo, fica entregue a Jorge Palma e os seus convidados, Tim e Camané, depois da norte-americana Sharrie Williams e Carlão, este com António Zambujo e Manel Cruz. Antes disso há concertos de Ana Bacalhau, Orelha Negra e Capitão Fausto. O fecho do Auditório 1º de Maio, também como é costume, está entregue ao fado – este ano com Aldina Duarte, Marta Pereira da Costa e Paulo Bragança. No Palco Solidariedade repete-se a dose de 47 Soul, para além do blues rock de Fast Eddie Nelson. No Café-Concerto de Lisboa há The Dirty Coal Train e o Palco Novos Valores fecha as contas com Fugly.