Festival Sons de Vez arranca a 11 de Fevereiro

A partir do próximo sábado, 11 de Fevereiro, iniciam-se as celebrações do 15º aniversário de uma das mais antigas mostras de música moderna portuguesa. O festival Sons de Vez recebe música na Casa das Artes de Arcos de Valdevez todos os sábados até 31 de Março.

Dividindo os sábados por diversas correntes musicais, o rock diz presente por duas ocasiões. A nova veia de rock português desmarca-se a 18 de Março com The Twist Connection (na foto), power trio que desbrava terreno com Stranded Downtown e que mantém uma forte ligação ao blues e ao garage rock. Não é de espantar sabendo que na sua formação figuram elementos que se mostraram em Tédio Boys, The Parkinsons, WrayGunn, Bunnyranch, The Jack Shits, Los Saguaros ou Speeding Bullets. Na mesma noite actuam os Bed Legs, banda que situa de alguma forma entre a reivindicação de um blues corpolento e a espontaneidade do rock’n’roll.

O rock mais “tradicional” – chamemos-lhe assim – passa pelo Sons de Vez um mês antes, a 18 de Fevereiro, com os quase 40 anos de estrada António Manuel Ribeiro e os seus UHF, com a primeira parte assegurada pelos minhotos Jarojupe.

A canção da música popular portuguesa e do rock mais ligeiro no Sons de Vez faz-se com Miguel Araújo e VIA (11 de Fevereiro), Diogo Piçarra (4 de Março) e Pedro Abrunhosa (25 de Março). Há ainda noites para celebrar o casamento do fado com o flamengo com Fado Violado (11 de Março), o reggae e o dub com Bezegol & Rude Bwoy Band (25 de Fevereiro) e o hiphop com Maze e Chillange (31 de Março).