Vem aí o Reverence Valada, o lado mais psicadélico do rock

A terceira edição do Reverence Valada está marcada para os próximos dias 8, 9 e 10 no idílico Parque das Merendas da localidade ribatejana e conta mais uma vez com um elenco extenso e variado naquela que já é paragem obrigatória para quem não dispensa o lado mais psicadélico do Rock.

Este ano as novidades são a inclusão de várias bandas associadas ao lado mais negro dos anos 80 como sejam The Sisters Of Mercy, The Damned e, noutra largura de banda bem mais multi-facetada, Killing Joke.

Se este saudosismo parece ser algo inovador face ao que foi feito no passado, há muito espaço para o género de propostas que mais se esperam dum Reverence: os norte-americanos Yawning Man vão finalmente estrear-se em Portugal após o cancelamento do ano passado; Joel Gion regressa ao palco principal desta feita com os icónicos The Brian Jonestown Massacre; A Place To Bury Strangers, um dos enormes concertos da primeira edição, também prometem atacar os sentidos com mais uma actuação memorável; e a fechar o primeiro dia os britânicos Ozric Tentacles vão pôr à prova a plasticidade estilística do festival com o bónus de estar prometida uma Sunrise Session, sessão “jamística” que tem sido um dos pontos mais interessantes dos anos passados.

No segundo dia o destaque vai para os já mencionados e consagrados The Sisters Of Mercy, The Damned e Killing Joke mas também para a With The Dead (espécie de “acidente” que junta Electric Wizard e Cathedral); a esquizofrenia poética de Mécanosphère e as aparições de The Cult Of Dom Keller e Mars Red Sky.

Como se tudo isto não fosse suficiente ainda há uma autêntica armada portuguesa com particular incidência nos portuenses The Sunflowers, Riding Pânico (adição de última hora após o cancelamento de Chain & The Gang), The Black Wizards, Nicotine’s Orchestra e a estreia em Valada de La Chanson Noire em apresentação do mais recente Evergloom. Motivos de sobra para visitar um dos mais desafiantes festivais portugueses, física e artisticamente falando. São mais de 50 bandas que irão estoirar (no melhor sentido possível) com boa parte dos presentes.