Já é conhecido todo o cartaz do OUT.FEST

O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro parte já para a sua 12ª edição e o sentido de descoberta e de aventura continua. Continua-se a explorar a música e a cidade, reivindicando a tendência de dar a conhecer novos espaços do Barreiro a cada ano.

Os 21 concertos para esta edição, distribuídos de 8 a 11 de Outubro, permitem conhecer três salas que são novidade para o OUT.FEST. O Museu Industrial da Baía do Tejo recebe o evento no dia 9 ainda com memórias da antiga “central diesel” que foi, a ADAO – Associação para o Desenvolvimento para Artes e Ofícios marca a recuperação e revitalização do multifacetado edifício do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste e, ainda, a Escola Conde de Ferreira – Centro de Produção e Participação Artística, uma parceria entre o Município e três associações que iniciou a recuperação da primeira escola da cidade, será palco da despedida do OUT.FEST. Já o Be Jazz Café e a Escola de Jazz do Barreiro não são novidades para o OUT.FEST, mas sim óptimos locais de passagem obrigatória.

Em apenas quatro dias a expressão poderá enveredar vários caminhos musicais, 21 vezes – se partirmos pelo jazz de Matana Roberts, podemos encontrar uma surpresa na electrónica de Russell Haswell; e se o meio-século de carreira dos britânicos AMM é espantoso, o que dizer das capacidades do finlandês Vladislav Delay?

No dia 8 de Outubro o Be Jazz Café recebe então Matana Roberts, saxofonista e experimentalista de referência, para além do duo Akira Sakata & Giovanni Di Domenico e o trio nacional Miguel Mira, Pedro Sousa & Afonso Simões.

A 9 de Outubro as atenções seguem para o Museu Industrial da Baía do Tejo, com a maior parte delas a dividir entre os já referidos Vladislav Delay e AMM. O terço restante da noite cabe à colaboração de David Maranha, Helena Espvall, Ricardo Jacinto & Norberto Lobo.

Aquele que se tem vindo a tornar uma espécie de Dia D do evento, o chamado “Sábado do OUT.FEST”, toma o 10 de Outubro pelas instalações da ADAO com 14 concertos. À cabeça surge o pós-punk pouco convencional de Golden Teacher e ainda os ZS de Sam Hillmer – com Greg Fox de Liturgy no line-up – e o techno de Russell Haswell. A “nossa” nata é visitada pelos cada vez mais internacionais Gala Drop num regresso ao Barreiro, algo que o alemão Peter Brötzmann também atinge com Jason Adasiewicz, um ano depois de ter marcado presença com Steve Noble. Também Niagara, Filipe Felizardo, Low Jack, Bleiddwn, Black Zone Myth Chant, Caveira, Älforjs, Rabu Mazda & Van Ayres e Cotrim visitam a ADAO neste dia.

A fechar o OUT.FEST, o 11 de Outubro é de Laraaji, a dois tempos, ambos com entrada livre. Primeiro, às 11h, será anfitrião de uma sessão de Yoga e meditação no Yoga Spot Barreiro, tomando menos liberdade espiritual dos presentes, mas não menos da sua, para um concerto às 18h na Escola Conde de Ferreira.

O passe geral e os bilhetes diários para o OUT.FEST poderão ser adquiridos na Bilheteira Online e no Posto de Turismo do Barreiro, no balcão de informações do Fórum Barreiro e ainda na Flur, em Lisboa. Consulta mais informações na nossa página alusiva ao evento, aqui.