Cancelados ou adiados, eis a situação de cada festival marcado até 30 de Setembro

Numa altura em que alguns festivais já tinham confirmado o seu cancelamento ou adiamento para 2021, o Governo anunciou que nenhum festival de música se deverá realizar até ao dia 30 de Setembro devido à pandemia do novo coronavírus.

Todos os festivais desde meados de Março até ao fim de Setembro foram ou são obrigados a repensar a sua realização, ainda este ano ou no próximo ano. Consulta em baixo a situação de alguns festivais marcados neste período e a posição actual perante as medidas impostas pelo Estado, por ordem alfabética:

(Última actualização a 12 de Maio)

Aleste – O festival que se ia realizar nos dias 29, 30 e 31 de Maio no Funchal foi cancelado e quem já tinha bilhete pode ser reembolsado. Mais informações, aqui.

Basqueiral – Marcado para os dias 19 e 20 de Junho, o festival iria celebrar a sua 4ª edição em Santa Maria de Lamas. A 9 de Abril anunciaram que vem aí nova data e formato através de comunicado.

Bons Sons – Em comunicado emitido a 8 de Maio, o festival Bons Sons confirmou o adiamento da sua 11ª edição para 2021. O festival ia acontecer de 13 a 16 de Agosto na Aldeia de Cem Soldos, perto de Tomar.

Comendatio Music Fest – Inicialmente apontado para os dias 6 e 7 de Junho, o Comendatio Music Fest adiou a sua edição de 2020 para 17 e 18 de Outubro e foi obrigado a alterações no cartaz, aqui. Alguns dos nomes que tiveram de cancelar estão já garantidos para a edição de 2021.

EDP Vilar de Mouros – A 7 de Maio a organização do EDP Vilar de Mouros emitiu comunicado a dar conhecimento da decisão governamental, mas sem avançar mais informações. O festival está marcado para os dias 26, 27 e 28 de Agosto.

edpcooljazz – A 8 de Maio o festival edpcooljazz emitiu um comunicado a dar conhecimento da decisão governamental, ainda sem mais informações. No calendário da realização do edpcooljazz estão vários concertos durante o mês de Julho a acontecer em Cascais.

Festa do Avante! – Depois de tomada a decisão do Governo, o caso da Festa do Avante! tem sido acompanhado de perto devido à sua natureza política, ainda sem nenhuma posição definitiva quanto à sua realização e em que moldes. A Festa do Avante! está marcada para os dias 4, 5 e 6 de Setembro no Seixal.

Festival F – Através de comunicado emitido para a imprensa, o Festival F tomou conhecimento da decisão governamental e promete adaptar as condições necessárias para que se celebre a edição de 2020, actualmente marcada para os dias 3, 4 e 5 de Setembro em Faro.

FMM Sines – O FMM Sines, realizado pela Câmara Municipal de Sines, foi o primeiro festival de Verão a avançar com o cancelamento da sua edição de 2020, em comunicado emitido a 26 de Março. Iria ocorrer de 18 a 25 de Julho.

ID_NOLIMITS – Foi um dos primeiros festivais a sofrer alterações devido à sua data (marcado para os dias 3 e 4 de Abril) e avançou novas datas para a sua realização, 13 e 14 de Novembro. Mantém-se o local, no Estoril.

Laurus Nobilis Music – Através de comunicado a 7 de Maio, o festival de Famalicão avançou o adiamento para 2021. Estava inicialmente marcado para os dias 23, 24 e 25 de Julho.

MEO Marés Vivas – Em comunicado emitido a 7 de Maio, o festival tomou conhecimento da decisão governamental mas não avançou mais informações. Encontra-se marcado para os dias 17, 18 e 19 de Julho em Vila Nova de Gaia.

MEO Monte Verde – O festival açoriano, apesar de activo nas redes sociais, não emitiu qualquer comunicado ou avanço quanto à realização da edição deste ano após a decisão governamental. Está marcado para os dias 6, 7 e 8 de Agosto na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel.

MEO Sudoeste – Em comunicado emitido a 7 de Maio, o festival tomou conhecimento da decisão governamental mas não avançou mais informações. Encontra-se marcado de 4 a 8 de Agosto na Zambujeira do Mar.

Moita Metal Fest – Inicialmente marcado para os dias 3 e 4 de Abril, o festival da Margem Sul foi um dos primeiros afectados pela evolução do vírus e emitiu comunicado a 13 de Março a dar conta do seu adiamento, com data a revelar. Resta saber se ainda este ano ou se apenas em 2021.

Neopop Festival  – Através de um vídeo publicado a 7 de Maio, o Neopop confirmou o seu adiamento para 2021 após a decisão do Governo. A 15ª edição do festival estava marcada para os dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto em Viana do Castelo.

North Music Festival – No dia 7 de Abril, o festival confirmou o adiamento da sua próxima edição para 2021 com um dia adicional. A edição deste ano estava marcada para os dias 22 e 23 de Maio na Alfândega do Porto.

NOS Alive – Em comunicado emitido a 7 de Maio, o festival tomou conhecimento da decisão governamental mas não avançou mais informações. Encontra-se marcado para os dias 8, 9, 10 e 11 de Julho em Algés.

NOS Primavera Sound – Após uma tentativa de mover as suas datas de Junho para Setembro, o festival acabou mesmo por adiar a sua próxima edição para 2021 através de comunicado. Estava inicialmente marcado para os dias 11, 12 e 13 de Junho no Porto.

Rock in Rio Lisboa – Inicialmente marcado para os dias 20, 21, 27 e 28 de Junho, o festival confirmou o seu adiamento para 2021 através de um vídeo publicado a 3 de Abril.

SonicBlast – A 11 de Maio o festival confirmou o adiamento da sua 10ª edição para 2021, com novo local. O festival estava inicialmente marcado para os dias 13, 14 e 15 de Agosto.

Soundflower Fest – A 1ª edição do Soundflower Fest não poderia encontrar pior ano. Marcado para os dias 4 e 5 de Setembro em Valada do Ribatejo, ainda não emitiu qualquer comunicado quanto à sua realização.

Super Bock Super Rock – Em comunicado emitido a 7 de Maio, o festival tomou conhecimento da decisão governamental mas não avançou mais informações. Encontra-se marcado para os dias 16, 17 e 18 de Julho junto à Aldeia do Meco.

SWR Barroselas Metalfest – A 17 de Março o festival confirmou o adiamento da sua 23ª edição para 2021. Estava inicialmente marcado de 29 de Abril a 2 de Maio.

Tremor – O açoriano Tremor foi também um dos primeiros festivais afectados e cancelou a sua 7ª edição, marcada de 31 de Março a 4 de Abril em vários locais da Ilha de São Miguel. Mas haverá regresso em 2021.

Vagos Metal Fest – Em comunicado emitido a 8 de Maio, o Vagos Metal Fest avançou o adiamento para 2021. Iria ocorrer de 30 de Julho a 1 de Agosto.

VOA Heavy Rock Festival – Marcado para os dias 2 e 3 de Julho no Estádio Nacional, em Oeiras, carece de qualquer avanço quanto à sua realização.

Vodafone Paredes de Coura – Em comunicado lançado a 7 de Maio, confirmou-se o adiamento do festival para 2021. O festival encontrava-se marcado para os dias 19, 20, 21 e 22 de Agosto.

Woodrock Festival – Em comunicado lançado a 8 de Maio, o festival anunciou o seu adiamento para 2021. Estava inicialmente marcado para os dias 16, 17 e 18 de Julho na Figueira da Foz.