FMM Sines revela primeiras confirmações para 2020

O FMM Sines – Festival Músicas de Mundo regressa a Sines e Porto Covo de 18 a 25 de Julho de 2020 para celebrar a sua 22ª edição e já são conhecidos as primeiras oito certezas em cartaz.

Nitin Sawhney (na foto) é um dos grandes compositores da sua geração. Britânico descendente de indianos, o produtor e compositor é um reconhecido autor em várias áreas musicais (cinema, videojogos, dança, teatro) de dono de uma longa discografia, já foi também reconhecido pela BASCA (British Academy of Songwriters, Composers and Authors) com o Ivor Novello Lifetime Achievement Award em 2017. Para 2020 espera-se um novo álbum e também agora um concerto em formato quinteto em Sines.

Amadou & Mariam with Blind Boys of Alabama é a junção da dupla de maior projecção da música do Mali com a lendária formação de música gospel para levar ao palco os temas de From Bamako to Birmingham, trabalho de 2019. Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia são juntos um fenómeno da pop africana e terão um coro de mais de 70 anos de história para se apresentarem. Outro encontro é o de Rhiannon Giddens with Francesco Turrisi, união da folk da artista norte-americana ao jazz experimentado do pianista e percussionista italiano, que servirá para mostrar There Is No Other.

Os jamaicanos Third World, um dos mais antigos nomes de reggae no activo, a jovem palestina Rasha Nahas, o flamenco da comunidade valenciana por Niño de Elche, a pop alternativa da chilena Mon Laferte e a música popular brasileira às mãos de Ava Rocha são outras garantias para o FMM Sines 2020.

Como habitual os concertos na aldeia de Porto Covo, que vão acontecer de 18 a 20 de Julho, são de entrada livre. Já em Sines, para onde o festival transita no dia 21, existem bilhetes à venda para os concertos nocturnos no Castelo. Os bilhetes diários podem ir dos 10 aos 20 euros, consoante o dia, enquanto há duas modalidades de passes gerais: apenas o fim-de-semana final (24 e 25 de Julho) custa 30 euros, enquanto a entrada para as noites todas no Castelo custa 50 euros.