É já nesta semana, nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, que a Quinta da Atalaia, no Seixal, se volta a preencher para celebrar nova edição da Festa do Avante!. Mais precisamente, a 43ª edição. A maior iniciativa político-cultural do país garante, como costume, um programa com três dias bastante preenchidos: teatro, cinema, workshops, debates, performances e, sobretudo, música. Uma dezena de palcos propõe um programação diversificada, de nomes consagrados e bem conhecidos até aos segredos e talentos emergentes da Festa.

Na sexta-feira, dia 6, como é hábito o Palco 25 de Abril, o maior dos palcos da Festa, recebe a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, este ano para o «Concerto do Romantismo ao Modernismo», uma celebração destes períodos da música clássica que inclui, no seu alinhamento, a obra de Beethoven, Mendelssohn, Schumann, Rachmaninoff e Ravel. Em evidência estará a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo e os solistas Trio Adamastor (Francisco Henriques no violino, Pedro Massarrão no violoncelo e José Pedro Ribeiro no piano) e e António Rosado. Enquanto isto, no Auditório 1º de Maio, destacam-se os sons da lusofonia africana (Bonga, Kimi Djabaté, Rolando Semedo, Liliana Almeida e Jon Luz preenchem a noite) e outras sonoridades, como o rock dos The Quartet Of Woah! no Palco Solidariedade ou o ‘kitsch’hop de meia-e-chinelo gaiense Conjunto Corona a apadrinhar o Palco Novos Valores.

No sábado os maiores destaques do Palco 25 de Abril fazem-se no rasgo das guitarra. Seja por Clã, que encerram a noite com a participação do convidado Samuel Úria, ou pelos antecessores The Last Internationale (na foto) ou Moonspell (com Paulo Bragança), está garantido um serão em que se reconhecem diferentes variantes do rock. Mais cedo, no mesmo palco, há ainda os concertos de ThE SPiLL, Anarchicks ou Blind Zero, entre outros. No Auditório 1º de Maio o serão faz-se com Omiri (com Celina da Piedade) e Mafalda Veiga (com Ana Bacalhau), antes do fecho com a folia da Kumpania Algazarra.

O derradeiro dia da Festa, 8 de Setembro, termina mais cedo que os anteriores, mas nem assim dispensa uma programação bastante volumosa, que intercala com o Comício marcado para as 18 horas. No Palco 25 de Abril o fecho da Festa estará a cargo dos Expensive Soul, que já bem conhecem a Quinta da Atalaia, depois de concerto da catalã Sílvia Pérez Cruz. Antes do Comício há ainda os concertos de Fast Eddie Nelson (com os convidados Frankie Chavez, Scúru Fitchádu, João San Payo, Poli Correia e Vítor Bacalhau), Throes + The Shine, Sebastião Antunes e Quadrilha e Zorg. Ao longo do dia destacam-se ainda os concertos dos irlandeses Téada, a festa habitual do Projecto BUG ou a electrónica indie de Iguana Garcia.

A programação completa desta edição pode ser consultada, aqui, já com horários e divisão por palcos. A EP – Entrada Permanente, que garante a entrada nos três dias da Festa do Avante!, encontra-se à venda nos locais habituais e nos centros de trabalho do PCP por 26 euros até esta sexta-feira. Durante os dias da Festa o preço do passe custa 37,50 euros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.