Depois de nomes como James Ferraro, dälek ou Nadah El Shazly, o OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro garante agora mais dez nomes para a 16ª edição do evento.

Destas duas mão-cheias de nomes destacam-se os brasileiros Deaf Kids (na foto), power trio que lançou este ano o seu terceiro álbum, Metaprogramação, editado pela Neurot Recordings. E nem a propósito esta ligação à Neurot, pelo que a banda tem sido espectáculo de abertura em vários concertos recentes de Neurosis. Punk hardcore iniciático e uma fusão clara entre o metal e o hard’n’heavy mais psicadélico e tribal, serão certamente um dos nomes a ter muito em conta neste OUT.FEST. Já Leisha Tomas, aka Alpha Maid, traz-nos electrónica glitch e guitarra abrasiva directamente da cena underground londrina via colectivo CURL.

Destaque também para Gabriel Ferrandini, baterista e cada vez mais artista e compositor de nome próprio. É hoje um dos grandes músicos do free jazz europeu e trabalhará juntamente com a Camerata Musical do Barreiro para a peça “Kimbo Slice”, homenagem dupla ao homónimo pugilista bahamiano e a “Only the Lonely” de Sinatra. O renovado sexteto Chão Maior de Yaw Tembé, composto por Norberto Lobo, Leonor Arnaut, João Almeida, Yuri Antunes e Ricardo Martins, é também nome de destaque.

MCZO & Duke potenciam o singeli da Tanzânia, Calhau! estão de regresso, a flautista Violeta Azevedo mostra-se a solo, os portuenses Bezbog fazem jazz do lo-fi e vice-versa e há ainda DJ sets de Bonaventure e Viegas, para completar as dez novidades no cartaz do festival barreirense.

Estes nomes juntam-se aos previamente confirmados Kali Malone, Peter Evans, Ilpo Väisänen, Brynje, Candura, Yeah You, Luar Domatrix e Raw Forest, para além dos já mencionados James Ferraro, dälek e Nadah El Shazly.

O OUT.FEST celebra-se em múltiplos locais da cidade do Barreiro, na Margem Sul, de 3 a 5 de Outubro. O passe global pode ser adquirido por 25 euros online via BOL ou nos balcões das lojas habituais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.