O Semibreve completa o seu programa de concertos para 2019. O festival a decorrer de 25 a 27 de Outubro, em Braga, soma agora ao cartaz as actuações de Morton Subotnick + Lillevan (na foto), Suzanne Ciani, Oren Ambarchi & Robert Aiki Aubrey Lowe, Kode 9, Felicia Atkinson, Drew McDowall + Florence To e Clothilde.

Morton Subotnick, pioneiro e icónico compositor da cena electrónica, estreia-se no Semibreve com o seu legado às costas – desde Silver Apples of the Moon de 1967 à fundação do California Institute of the Arts – em colaboração com o artista de vídeo alemão Lillevan.

Também igualmente uma pioneira, Suzanne Ciani soma 40 anos de carreira ao comando de sintetizadores. Mas há mais números na sua calculadora: nomeada para 5 Grammys, 16 discos editados e um sem-número de salas por todo o mundo. A isto soma-se ainda a identidade sonora de marcas como a Coca-Cola e a Atari. Também no feminino, mas enquanto figura emergente, Felicia Atkinson ordena a sua sonoridade pelos campos da improvisação, do silêncio e do ruído numa redefinição de ambient, como o mostra no mais recente disco a apresentar em Braga, The Flower and the Vessel.

Oren Ambarchi e Robert Aiki Aubrey Lowe, dois nomes de respeito na cena da música electrónica da actualidade, surgem neste Semibreve em formato duo – uma colaboração que terá mesmo estreia mundial no festival. Já por outro lado, Kode 9, o fundador da Hyperdub e incontornável agitador da bass music britânica, tomará o evento como a sua pista de dança.

Duas décadas depois da edição original de Time Machines, a influente obra dos Coil foi revista e transitada para palco por um dos seus criadores, que é o caso de Drew McDowall, que terá Florence To como responsável de vídeo para um completo espectáculo audiovisual. Numa obra mais recente, mais precisamente editada em 2018 pela Labareda, Clothilde e o seu álbum de estreia Twitcher, mostrará o seu uso de maquinaria e modulares caseiros.

Estes nomes juntam-se aos previamente confirmados Alessandro Cortini, Avalon Emerson, Deaf Center, Ipek Gorgun, Nik Void, Rian Treanor e Scanner + Miguel C. Tavares. Os passes gerais para o Semibreve já se encontram à venda nos locais habituais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.