Esta semana: Tool actuam em Lisboa, treze anos depois

Treze anos. É essa a distância que nos separa do lançamento de 10,000 Days, o mais recente álbum dos norte-americanos Tool, assim como do seu último concerto em território português. Mas é já este ano que estas contas mudam de figura.

Quanto a um novo álbum, não há certezas  absolutas até ao dia que estiver, efectivamente, disponível. Mas é já nesta terça-feira, 2 de Julho, que a banda de Los Angeles actua em Lisboa, na Altice Arena, num concerto esgotado há vários meses.

Maynard James Keenan, Danny Carey, Justin Chancellor e Adam Jones são vencedores de três Grammy Awards e já venderam mais de vinte milhões de discos em todo o mundo. São detentores de uma das mais singulares sonoridades do rock e metal progressivo, tendo sido ao longo dos anos, à sua maneira, comparados pela crítica a nomes como Led Zeppelin ou Pink Floyd no que toca à incorporação das artes visuais e de ritmos em constante evolução.

O concerto na Altice Arena é já esta terça-feira. A abertura de portas está marcada para as 18h30 e o início do espectáculo para as 20h, que contará com a primeira parte dos franceses Fiend.