Começou por ser o muito falado e já longínquo Vagos Open Air e desde 2016, após uma mudança que colocou o festival na Margem Sul de Lisboa – mais propriamente em Corroios -, mudou-se o nome para VOA Heavy Rock Festival, ou VOA Fest para facilitar, mantendo sempre o mesmo espírito. Depois de um interregno de um ano para reestruturação, o VOA Fest volta em força e desta vez, voa até ao Estádio do Restelo, em Lisboa, para aquela que é a sua maior e mais esperada edição. E se contarmos todas as suas metamorfoses, celebram-se dez anos de VOA também.

Esses dez anos são, de certa forma, significativos pois é precisamente após dez anos de ausência que teremos o prazer de voltar a ver os enormes Slipknot a pisar um palco português naquele que será o primeiro dia do festival. Com um novo álbum na bagagem, We Are Not Your Kind, a ser editado pouco depois da sua actuação no VOA, espera-se um concerto repleto de mosh e “jumpdafuckups”. Também no primeiro dia actuarão os suecos Arch Enemy e os norte-americanos Trivium, ambos com álbuns editados no ano de 2017 que irão apresentar ao público português em toda a sua glória. Não menos importante é o metalcore dos ingleses While She Sleeps, assim como o death metal progressivo dos recém-regressados nacionais Thormenthor e o thrash metal dos seus conterrâneos Rasgo.

Já no segundo dia, todas as atenções estarão voltadas para os norte-americanos Slayer. Considerados como sendo uma verdadeira instituição do thrash metal – não fossem eles um dos pilares mais importantes do género -, o seu estatuto é apenas igualado pela sua mestria e agressividade em palco, algo que todos poderão presenciar na primeira pessoa, e na pele, naquela que será a ultima actuação da banda em solo nacional. Pegando de novo no número dez, temos o muito esperado regresso dos Lamb of God a Portugal, que tal como Slipknot, regressam ao nosso país após uma ausência de exactamente uma década. Com eles trazem toda a sua poderosa discografia para uma valente lição em groove metal. Os franceses Gojira têm também presença marcada, eles que já são participantes assíduos do festival e que levarão todos ao rubro com o seu death metal progressivo repleto de mensagens sobre o ambiente e o nosso planeta. Os norte-americanos Cane Hill e os nacionais Moonspell e WAKO completam aquele que é um dia de luxo num cartaz de luxo. Definitivamente, a não perder.

O VOA Heavy Rock Festival 2019 realiza-se nos dias 4 e 5 de Julho, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Os passes diários e gerais estão disponíveis por 50 e 75 euros, respectivamente, e podem ser adquiridos através de todos os pontos de venda habituais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.