Fennesz, Colin Stetson ou HHY & The Macumbas: a Primavera de 2019 segundo o gnration

Já havíamos noticiado há umas semanas o primeiro trimestre deste ano do gnration, que contará com a presença de nomes como Marc Ribot e Irreversible Entanglements e agora debruçamo-nos sobre como será a Primavera (e um pouco do Verão) segundo o espaço bracarense.

Começando sem grandes perdas de tempo, o mês de Abril será mês de muito ritmo, com as actuações do saxofonista norte-americano Colin Stetson a 7 de Abril e o ritmo orquestral e dissonante de HHY & The Macumbas e Black Bombaim a 18 de Abril. O mês termina com o já mítico open day do gnration no dia 27, um evento de entrada livre que contará com a presença de Ammar 808, Sensible Soccers, João Pais Filipe e Graham Dunning, entre outros.

Maio, maravilhoso Maio será mês do Binário, um ciclo de performance audiovisual que receberá no dia 8 os Falaises, um projecto audiovisual que junta Alexis Langevin-Tétrault, Guillaume Coté e Dave Gagnon. A 17 de Maio, será a vez da compositora e multi-instrumentista Eiko Ishibashi de levar até Braga um espectáculo focado nos seus últimos trabalhos, numa noite que contará também com a actuação de Ricardo Dias Gomes, multi-instrumentista brasileiro membro da banda de Caetano Veloso.

Para terminar, em Junho teremos Radiografia, uma perspectiva sobre os novos compositores da cidade de Braga que juntará João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita no dia 15, para actuações ancoradas no domínio da música contemporânea. O compositor e guitarrista Fennesz (na foto) fecha o mês de Junho com uma actuação única em Portugal no dia 19, onde apresentará o seu mais recente disco, Agora, o seu primeiro longa-duração após cinco anos de ausência discográfica e também o seu sétimo disco da sua carreira. E para terminar mesmo, daremos um cheirinho do que será o Verão do gnration: a saxofonista britânica Nubya Garcia actua no dia 12 de Julho como parte do ciclo Julho é de Jazz, e Kevin Morby actuará nos jardins do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa a 8 de Julho. O plano de festas compõe-se.

Os bilhetes para todos estes concertos já podem ser adquiridos em toda a rede Bilheteira Online.