Os norte-americanos The Roots juntam-se ao cartaz do festival edpcooljazz para actuar a 9 de Julho no Parque Marechal Carmona, em Cascais.

Formados em 1987 pelo rapper Black Thought e pelo baterista Questlove, os The Roots farão em 2019 uma das suas raras aparições na Europa. A última passagem por cá remonta a 2012, no então TMN Sudoeste, e desde aí já lançaram mais dois álbuns – Wise Up Ghost (2013) em colaboração com Elvis Costello e …And Then You Shoot Your Cousin (2014). Em preparação está End Game, álbum a lançar em 2019 e a apresentar em Cascais.

Os The Roots no entanto não se medem pela sua história recente ou nem pelo seu futuro próximo. Ainda menos se mede pela sua participação como banda residente no The Tonight Show de Jimmy Fallon, uma colaboração com o apresentador que celebra dez anos em Março. É preciso recuar quase às origens do hiphop como o hoje conhecemos, no início da década de 90, para traçar a linha contínua e singular que os The Roots detêm.

Organix foi a estreia, em 1993, e três álbuns depois, em Things Fall Apart (1999), o reconhecimento ganhou uma escala global. Com esse álbum receberam duas nomeações para os Grammy Award, uma delas para Best Rap Album, mas apenas ganharam para Best Rap Performance by a Duo or Group com “You Got Me”, faixa partilhada com Erykah Badu. Várias nomeações para os Grammy Awards se seguiram, somando um total de 14, com mais duas vitórias pelo caminho, ambas em 2011, apontadas ao álbum Wake Up! em colaboração com John Legend. Pelo meio foram ainda nomeados como uma das melhores vinte bandas ao vivo no mundo pela revista Rolling Stone, em 2003, e convenceram a crítica e o público com álbuns como Phrenology (2002), Game Theory (2007) ou How I Got Over (2010).

Os bilhetes para o concerto já se encontram à venda nos locais habituais, com o seu custo a variar entre os 40 e os 55 euros.

Nomes como Tom Jones, Diana Krall, Jamie Cullum, Snarky Puppy e Jacob Collier também já estão garantidos para o edpcooljazz.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.