OUT.FEST. Revelado programa integral do festival barreirense

O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro parte já para a sua 15ª edição nos dias 5 e 6 de Outubro e revela agora o seu cartaz completo. Telectu (na foto) a interpretar Belzebu, Kaja Draksler, Burnt Friedman & Mohammad Reza Mortazavi são alguns dos derradeiros destaques.

Esta edição traz um festival renovado, mais concentrado em dois dias, mas expandido na sua dinâmica ao obrigar a esforço de movimento num perímetro do centro do Barreiro. Incluídos no programa estão espaços icónicos como a SIRB Os Penicheiros, a Biblioteca Municipal, a Escola de Jazz do Barreiro, o Largo do Mercado 1º Maio ou até a sede do Futebol Clube Barreirense, para além da ADAO – Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios (casa já conhecida das edições anteriores) e o Edifício A4 Baía do Tejo, onde serão inseridos concertos apresentados pelo projecto Unearthing the Music, montra da música experimental da Europa de leste.

À interpretação integral de Belzebu, icónico disco dos nacionais Telectu, juntam-se então o duo do alemão Burnt Friedman e do iraniano Mohammad Reza Mortazavi e a apresentação a solo da pianista eslovena Kaja Draksler nas principais novidades, estendendo-se o lote de confirmações a valores nacionais emergentes como Toda Matéria, Império Pacífico, Odete e Opus Pistorum. Destaque ainda para os afters do britânico John T. Gast e do nacional DJ Lycox. A secção autónoma dedicada ao projecto Unearthing the Music, iniciativa da OUT.RA – Associação Cultural, carrega o artista multidisciplinar finlandês Anton Nikkilä e a sua instalação multimédia inspirada nos fundamentos do vanguardismo soviético, enquanto o septuagenário músico de jazz lituano Vladimir Tarasov apresenta um solo de percussão.

Estes nomes juntam-se aos previamente anunciados Fret (Mick Harris), Linn da Quebrada, Lotic, Group A, Nídia, HHY & The Macumbas, Cândido Lima, Rafael Toral Space Collective 3 e Lea Bertucci, entre outros. Os passes globais encontram-se à venda pelo preço de 20 euros e os bilhetes diários situam-se entre os 10 euros (para dia 5) e os 15 euros (para dia 6) através da rede BOL e locais habituais. O programa integral com horários pode ser consultado, aqui.