FMM Sines. Dez confirmações e dois cancelamentos

Muitas mexidas no cartaz do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, mas primeiro as más notícias. Os concertos de Ladysmith Black Mambazo e Daymé Arocena, previamente anunciados, não vão acontecer nesta edição do festival, restando o desejo de concretização numa futura edição.

Agora as boas. À cabeça o regresso de Konono nº1 ao festival, grupo bandeira do som congotronics da R.D. Congo. Agora com o novo líder, Makonda, transporta-se para o futuro um legado feito de modernidade de som distorcido dos likembés e o encontro ao rock mais aventureiro. Para Sines trazem o convidado Aero Manyelo, DJ sul-africano praticante do “township electro”.

Outra grande novidade é a de Meridian Brothers (na foto), criação de Eblis Alvarez que partiu da música perdida de velhas cassetes para experimentar formas alternativas de explorar a electrónica tropical psicadélica de Bogotá. Igualmente da Colômbia garantem-nos ainda Cero39, El Leopardo e Carmelo Torres y Su Cumbia Sabanera para formas distintas de bailar a cumbia e a electrónica próprias do país.

A fechar o leque surge o norte-americano Robert Finley, músico apadrinhado por Dan Auerbach; o supergrupo Havana meets Kingston do eixo Cuba-Jamaica; a viagem pelo Norte de África electrónico de AMMAR 808 do tunisino Sofyann Ben Youssef; a apresentação de Lekhfa da música alternativa árabe de Maryam Saleh, Maurice Louca & Tamer Abu Ghazaleh; e ainda a folk psicadélica de Budapeste de Meszecsinka.

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo decorre em Sines e Porto Covo de 19 a 28 de Julho. Os bilhetes já se encontram à venda, variando os passes entre os 30 e os 50 euros (dependendo do número de dias) e os diários entre os 10 e os 20 euros (consoante o dia pretendido).