A nona edição do festival Entremuralhas vai ser (ainda mais) especial. De forma a melhorar as condições de acesso, o conforto e para a construção da cobertura para a Igreja da Pena, o Castelo de Leiria estará em obras de remodelação nos próximos meses, pelo que este ano o evento que anualmente lá teve casa desce até à cidade, com o nome Extramuralhas.

O primeiro Extramuralhas será nas datas habituais, no último fim de semana de Agosto: 23, 24 e 25. Contará com quatro locais de concertos: Teatro José Lúcio da Silva, Stereogun, Igreja da Misericórdia e Jardim Luís de Camões, tendo estes dois últimos acesso gratuito.

Mas vamos ao que mais interessa, bandas! Com um cartaz mais reduzido em número, teremos 10 concertos, a maior parte gratuitos. Os nomes para os dois concertos no primeiro dia do festival ainda não foram revelados, mas dos restantes oito concertos foram revelados sete.

No dia 24 de Agosto, o festival abre com Christian Wolz na Igreja da Misericórdia, às 18 horas. Seguem-se os génios noruegueses Ulver, uma das bandas mais versáteis e capazes de se reinventar que pisa esta terra, às 21 horas no Teatro José Lúcio da Silva.

A noite termina com dois concertos gratuitos no Jardim Luís de Camões: primeiro com os espanhóis Captains, às 23 horas, depois com os suecos Priest, à meia noite.

No dia seguinte a fórmula repete-se, abrindo com uma banda por anunciar na Igreja da Misercórdia. O grande nome da noite são os Current 93, o projecto experimental inglês do brilhante David Tibet, que promete magia no Teatro José Lúcio da Silva.

Não de Paris mas da Rússia, os Shortparis estreiam-se em Portugal num concerto gratuito, no Jardim Luís de Camões, a partir das 23 horas. A honra de fechar o festival caberá aos Horshk, que a partir da meia noite trarão batidas fortes e contagiantes.

Ainda não há informações sobre o preço dos bilhetes, aguardando-se também o anúncio das 3 bandas que completarão o cartaz. De referir que os concertos na Igreja da Misericórdia são prioritários para os primeiros 250 compradores de bilhetes dos 3 espectáculos do Teatro José Lúcio da Silva.

Para conhecer melhor cada uma das bandas já anunciadas, fiquem com este playlist:

Leave a Reply

Your email address will not be published.