Novo ano, o mesmo hábito do gnration: o creative hub bracarense, resultante da Capital Europeia da Juventude 2013, volta a ter um primeiro trimestre em força.

Depois de ter apresentado um forte programa ao longo do ano – Xiu Xiu, Jenny Hval, Ryley Walker, Forest Swords, The Bug vs Dylan Carlson, Shabazz Palaces e Laraaji, por exemplo – o gnration arranca o novo ano em estilo no que toca a concertos, para além de um programa cultural preenchido por instalações, workshops e o habitual serviço educativo.

Falemos de música. Em residência artística estará o jazz The Selva, trio formado por Ricardo Jacinto, Nuno Morão e Gonçalo Almeida, estando incluindo nos planos um concerto de apresentação no início do ano. Ainda em Janeiro, o conceituado artista suíço Zimoun vai-se apresentar em dois formatos: numa performance de total escuridão da sala, a 20 de Janeiro, e com uma instalação sonora a partir desse dia até 7 de Abril.

Em Fevereiro o gnration irá receber Ripley Johnson e os seus Moon Duo a 9 de Fevereiro (que passam no dia 10 no Salão Brazil, em Coimbra, e no dia 12 no Musicbox, em Lisboa) para apresentar os dois volumes de Occult Architecture, enquanto Ben Chasny, em modo Six Organs Of Admittance, apresentará o mais recente Burning The Threshold a 24 de Fevereiro. Na primeira parte dos primeiros estarão 10 000 Russos e o novo Distress Distress, enquanto Chasny contará com o guitarrista Luís Martins a abrir o seu espectáculo numa apresentação de Tentos, Invenções e Encantamentos.

No último mês do trimestre conta-se com um ciclo de performances audiovisuais com o francês Alex Augier na inauguração (a 2 de Março), com o regresso do “Trabalho de Casa”, ciclo que promove artistas locais, a dar vez aos Dead Men Talking se apresentarem com novo disco a 17 de Março. A fechar a programação dos primeiros três meses, o guitarrista tuaregue Mdou Moctar (na foto) traz até Braga as quentes areias do deserto de Sousome Tamacheck, com primeira parte nas mãos de Bed Legs e o seu Black Bottle.

Os bilhetes para os eventos deste trimestre já estão à venda na Bilheteira Online, nos locais habituais e no balcão gnration.

Leave a Reply

Your email address will not be published.