Já nos encontramos no mês de Agosto, época alta dos festivais, mas as propostas para o resto do ano começam a surgir em força. E que óptimas propostas que são. Em especial, as que são e serão ainda apresentadas na Galeria Zé dos Bois. Façamos portanto um pequeno apanhado de tudo o que o espaço tem para oferecer até ao fim de Novembro, havendo ainda espaço para algumas surpresas que serão anunciadas entretanto.

Comecemos por Nite Jewel, cantautora norte-americana, que se fará ouvir a 9 de Setembro com um novo álbum, Real High, editado este ano. O chillwave e o R&B, em formato electrónico, para começar bem o mês. Saltando para o final do mês, mais propriamente para o dia 29, haverá Melt-Banana – que também estarão presentes no Maus Hábitos, no Porto, no dia anterior -, o duo japonês que nos visita pela primeira vez. Não há álbum novo, mas há toda uma discografia dedicada ao noise rock para apresentar ao público português. E isso, por si só, já é o suficiente.

Em Outubro, Shabazz Palaces encantarão os presentes com dois discos novos: Quazarz: Born On A Gangster Star e Quazarz vs. The Jealous Machine, nascidos de realidades paralelas, mas como parte de um todo, e que misturam psicadelismo com funk de uma forma deliciosa. Encontro marcado para dia 31 no Lux Frágil para o 23º aniversário da ZDB, com uma passagem por Braga, no gnration, marcada para 2 de Novembro. E por falar em Novembro, que tal o regresso de Jarboe a Portugal nesse mesmo dia 2 e com Father Murphy na abertura? A miséria gosta de companhia, já o dizia o botanista John Ray. E no dia seguinte sempre podem repetir a dose no Understage, no Porto.

Uma última nota para o concerto de Avey Tare, ou como quem diz David Portner, membro integrante dos Animal Collective, que estará presente na ZDB a 21 de Novembro para apresentar o seu novo registo, Eucalyptus, editado a 21 de Julho deste ano pela Domino e ainda o triphop experimental de Forest Swords (na foto), que traz o seu Compassion, editado a 5 de Maio deste ano pela Ninja Tune, a 30 de Novembro com passagem também em Braga.

Mas não é só destes nomes que é feita a programação: Greg Fox, Mark Eitzel, John Maus, 10 000 Russos e muito mais estarão presentes na ZDB até ao final de Novembro. E mais virão, temos a certeza.

Leave a Reply

Your email address will not be published.