Foi revelada a programação do 25º Curtas Vila do Conde, o Festival Internacional de Cinema que alia a sétima arte à música de maneira a proporcionar uma experiência inédita. O festival decorre entre 8 e 16 de Julho, cada um destes dias com as suas actuações, preços e recintos.

No dia 8 de Julho teremos a Atlantic Coast Orchestra. Formada em 2015 como um projecto inovador que reúne alguns dos melhores jovens músicos profissionais, a orquestra, dirigida pelo maestro Luis Clemente, irá nos presentear com uma interpretação ao vivo da banda sonora escrita pelo compositor Andrew E. Simpson para o clássico mudo de Buster Keaton, The General (Pamplinas Maquinista, de 1926). Esta actuação dar-se-á no Teatro Municipal de Vila do Conde e os bilhetes valem 10 euros.

Igualmente no Teatro Municipal, actuará a 12 de Julho o pianista francês Chassol (na foto), que visita o nosso país pela primeira vez e trás consigo um surpreendente espectáculo audiovisual com o qual apresentará um dos seus mais recentes projectos, Big Sun. Os preços valem igualmente 10 euros. A 14 e 15 de Julho teremos Capitão Fausto e Mão Morta, respectivamente. Os primeiros com o seu mais recente registo, Capitão Fausto Têm Os Dias Contados, para um concerto único e original. Já os Mão Morta celebram o 25º aniversário de Mutantes S21, o qual irão tocar na íntegra, num concerto especial. Os bilhetes para ambos os concertos valem 14 euros.

Já no Auditório Municipal de Vila do Conde, local que acolheu as primeiras 18 edições do Curtas Vila do Conde, haverá Evols no dia 9 de Julho e Pega Monstro a 10 de Julho, que apresentarão os seus mais recentes álbuns, Evols III e A Casa de Cima, respectivamente. As entradas para ambos os concertos custam 5 euros.

Será ainda apresentado a 12 de Julho, na secção Stereo do festival, o filme Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith, realizado por Stuart Staples, vocalista dos muito conhecidos Tindersticks. O filme é um tributo ao trabalho pioneiro de F. Percy Smith, inventor e cineasta do inicio do século XX, que desenvolveu técnicas cinematográficas de captação dos segredos da natureza em acção. A longa-metragem, construída a partir de imagens de arquivo do próprio F. Percy Smith, com com banda sonora original dos Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott.

Como se tudo isto não fosse suficiente, haverá ainda tempo para a Competição de Vídeos Musicais, que voltará a apresentar uma selecção dos melhores vídeos musicais portugueses, inovadores na arte de combinar música e cinema.

Leave a Reply

Your email address will not be published.