Richard David James é um dos mais influentes músicos da sua geração e dono do trono do IDM. É mais reconhecido por Aphex Twin apesar das suas incursões enquanto AFX ou Polygon Window e transforma desde 1985 a electrónica numa experiência idiossincrática.

A sua estreia, Selected Ambient Works 85-92, é globalmente aclamada e vista como um marco da música electrónica. Esse disco foi apenas o arranque de um brilhante estudo das formas musicais, acabando por aparecer o sucesso comercial em 1997 com o EP Come To Daddy depois de sucessivos álbuns que transformaram a electrónica do virar do milénio. Já em 2001, Drukqs assumiu uma novidade na sua discografia que, até há poucos anos, soou a despedida na forma de álbum duplo.

Foram precisos treze anos para conhecer um novo álbum de Aphex Twin. Syro foi assinado pela Warp Records e pautou um muito aguardado regresso, catapultando Richard para o topo dos cartazes das suas raras aparições ao vivo. Felizmente uma delas será no NOS Primavera Sound de 8 a 10 de Junho de 2017 e a antecipação faz-se com a compilação de alguns momentos-chave da carreira de Aphex Twin na playlist abaixo.

Playlist: Filipe Silva

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.