Os primeiros dois meses da ZDB em 2017 são a valer

Não é que não seja uma constante na agenda da ZDB, ou Galeria Zé dos Bois, mas estes dois primeiros meses de 2017 são a valer na sala lisboeta.

Logo a abrir a agenda do ano, Vaiapraia e as Rainhas do Baile apresentam 1755 a 7 de Janeiro, novo disco que trata o terramoto de Lisboa por tu com um forte abraço do punk, com primeira parte de Savage Ohms. Já dia 13, qual sexta-feira azarenta, recebe-se a electrónica densa de Vessel no aquário da ZDB com projecções de vídeo de Pedro Maia, com a lição de MMMOOONNNOOO e o respectivo VJ, Distorted Vision, bem estudada para o espectáculo de abertura.

A 19 de Janeiro há concerto de super-banda de Felipe Felizardo & The Things Previous com o trabalho A Conference of Stones and Previous Things – VI, qual work in progress a necessitar do próprio na voz, piano e guitarra e ainda de Gabriel Ferrandini na bateria, Tiago Silva na guitarra e Yuri Antunes no trombone, com luz especial desenhada por António Júlio Duarte. Isto um dia antes de uma festa Galgo, malta do rock que confessa que Pensar Faz Emagrecer e que conta com Alex Chinaskee & Os Camponeses para aquecer as hostes caninas.

A sexta e última apresentação da Volúpia das Cinzas, combo liderado por Gabriel Ferrandini em residência artística, com Pedro Sousa e Hernani Faustino, acontece a 25 de Janeiro para a catarse final do seu jazz exclusivo. Isto antes de chegar a nova sexta-feira, 26 de Janeiro, noite em que a ZDB irá receber a lenda viva Bonga, homem das duas vidas e com um novo disco para mostrar à saudade portuguesa. E como uma noite dessas não pode ser menos do que incrível, B Fachada estará ao comando antes desse espectáculo. Janeiro fecha-se com a estética minimalista de Phill Niblock no dia 28.

Para Fevereiro também já se podem contar coisas boas. Na agenda está uma Noite Xita Records, no dia 4, com nomes como Lúcia Vives, Primeira Dama, Coelho Radioactivo, Sun Blossoms e Hipster Pimba, entre outros; e também um AfroBaile garantido pelo angolano Jorge Rosa e por DJ set de CelesteMariposa, isto no dia 17.

Destaque claro para a arte de musicar de Jamie Stewart e os seus Xiu Xiu, a 9 de Fevereiro. Arte essa que regressa à ZDB agora para sublinhar de novo o seu fascínio pela cultura asiática dando expressão musical a Under the Blossoming Cherry Trees, realizado por Shinoda Masahiro em 1975. Um espectáculo que se garante ultrapassar as fronteiras da música ou do cinema, garantido por quem já nos deu uma excelente recriação musical da banda sonora da série de culto Twin Peaks.

Por fim, mas não menos importante, o canadiano Night Lovell provará um novo fôlego do hiphop internacional cimentado com a edição de Concept Vague, parte do registo que apresentará em Lisboa a 23 de Fevereiro.