O saxofonista Colin Stetson é natural do Michigan, mas vive actualmente em Montreal, no Canadá. Foi a partir de lá que se tornou um monstro universal de vários instrumentos de sopro, mas é no saxofone baixo que mais se evidencia. Com a técnica e a doutrina do jazz mas com a sensibilidade indie e quasi-metal nas suas composições, tem actuado e gravado ao lado de nomes como Tom Waits, Arcade Fire, TV On The Radio, Bon Iver, Feist, David Byrne, LCD Soundsystem, Animal Collective, The National e Godspeed You! Black Emperor, citando apenas alguns de uma longa fila de notáveis.

Da sua capacidade de respiração circular avançada à multifonia num só saxofone, o norte-americano tem registado discos a solo bastante sólidos como os da trilogia New History Warfare e a colaboração com Sarah Neufeld em Never Were The Way She Was.

Não querendo que passe por Portugal despercebido, alertamos para os seus dois concertos por cá esta semana. Já esta sexta-feira, dia 28 de Outubro, Stetson sobe ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, um dia antes de actuar e fechar o SeixalJazz no Auditório Municipal Forum Seixal, na cidade da Margem Sul.

Leave a Reply

Your email address will not be published.