SMSF. Reveladas as primeiras novidades para o festival de Beja

O Santa Maria Summer Fest 2017 já mexe e torna-se cada vez mais conveniente chamar-lhe SMSF. A abreviatura fica-lhe bem quando o foco pode e deve ser o cartaz que já parece apresentar uma linha de continuidade logo às primeiras novidades.

A história do festival ensinou-nos que o crust é desejo cativo em Beja. Para isso existem Wolfbrigade (na foto), um dos primeiros nomes confirmados para o SMSF 2017. O lendário colectivo sueco incorpora a intocável matilha que responde por esse nome e prepara uma chapada geral a quem se deslocar ao Baixo Alentejo de 8 a 10 de Junho.

Mais recentemente identificámos duas nuances também na linha do SMSF – o hiphop e a música do Médio Oriente.  A decisão de colocar Allen Halloween na edição de 2016 só pode ser vista como positiva e é de boas maneiras que a organização volta a colocar o género entre os extremos a que o festival se propõe, desta vez com Fuse dos Dealema para apresentar o seu primeiro disco a solo em dez anos. Já do Médio Oriente não poderia chegar nome menos reconhecido do que Orphaned Land, banda israelita que há mais de 20 anos tende a unir as diferentes religiões num só concerto e que teima em derrubar essa fronteira espiritual.

Hypothermia de Kim Carlsson, tipo prolífico mais notável pelos finados Lifelover, também são confirmação para o SMSF, trazendo consigo as divergências do black metal para o post-rock como o recente Svartkonst propõe. A última das confirmações iniciais cabe a Process Of Guilt, força monolítica de Évora cada vez mais pronta a mostrar o antecipado sucessor de FÆMIN (2012).

Os primeiros passes para o SMSF 2017 já se encontram à venda por 20 euros, ou até 30 euros caso se deseje um pack que inclua o bilhete de três dias, t-shirt, saco e copo do festival. Ambas as modalidades são limitadas a 100 unidades e disponíveis apenas até ao dia 31 de Outubro – corram, faltam duas semanas! – subindo depois dessa data para os 30 e 40 euros, respectivamente.