O Jameson Urban Routes 2016 é já este mês e em parceria com o Musicbox Lisboa e com a Jameson temos 3 convites duplos para sortear para a sessão 12 do festival, marcada para as 16h30 do dia 29 de Outubro, um sábado.

Essa tarde será de Primeira Dama e sobretudo de Lonnie Holley (na foto). Sobretudo de Lonnie Holley devido à incrível história de vida deste. O artista afro-americano é aclamado pelo mundo fora pelos seus trabalhos expostos nos museus de Arte “Folk” Americana e no Smithsonian e pela sua abordagem singular à música – livre de construção e de apelo ao improviso.

O sexagenário e experiente artista é filho de uma família de 27 irmãos e ele mesmo pai de 15 crianças. Rumores, balançados entre a ficção de rua e a dura realidade, contam-nos que aos 4 anos de idade fora trocado por uma garrafa de whiskey e que recebeu uma choruda indemnização pela relocalização da sua casa e jardim de esculturas.

A arte de Lonnie Holley é de uma herança incalculável. Considerada por vezes como arte outsider, os seus trabalhos incluem pintura e escultura feitos com materiais recolhidos do lixo. A sua veia artística hoje conhece mais adeptos do que antes – veja-se o mediatismo recente do português Bordalo II neste capítulo – mas esteve sempre conectada com um certo simbolismo cultural, como uma espécie de testemunho do contributo afro-americano na sua área de residência.

Musicalmente Lonnie Holley também é influente e inspirador. Recentemente, citando apenas um exemplo, Bon Iver de Justin Vernon incluíram um sample de “All Rendered Truth” numa faixa do novo 22, A Million, intitulada “33 “GOD””. O Jameson Urban Routes sempre se atreveu a ditar algumas das novas tendências urbanas no que à música diz respeito – sejam ela renovadas ou reutilizadas, como é o caso.

Temos então para visualização um mini-documentário, “Who Is Lonnie Holley?“, menos de 4 minutos de retrato em movimento do noruguês Daniel Larsen sobre a sua história, para além do seu álbum Just Before Music para escuta integral, aqui.

Mais uma vez, em parceria com o Musicbox Lisboa e com a Jameson, temos três entradas duplas para oferecer para a sessão 12 do Jameson Urban Routes, onde está incluído este concerto de Lonnie Holley e também o de Primeira Dama. Para participar basta responder correctamente à questão colocada no formulário em baixo.

Entre todas as respostas correctas serão sorteadas três através do site Random.org. É feito um único sorteio, pelo que as três respostas consideradas serão as três primeiras apontadas pelo site.

O passatempo é válido até ao dia 22 de Outubro pelas 20h00, inclusive. Os vencedores serão anunciados nesta página pouco depois.

— PASSATEMPO ENCERRADO —

Vencedores
Ana Marta Marques Duarte da Paz
Lia Catarina Frutuoso Cavaleiro
Sara Gonçalves Eusébio

Leave a Reply

Your email address will not be published.