Esta semana: Hiromi’s Trio Project em Braga e Faro

Hiromi Uehara, compositora e pianista de jazz de Hamamatsu, Japão, actua esta semana em Portugal. Na agenda estão dois concertos, em Braga e em Faro.

Conhecida e reconhecida pelo seu estilo virtuoso e pela combo de técnica e energia hipnotizante, a japonesa já lançou vários discos que abordam diferentes correntes do jazz, do post-bop ao jazz de fusão, passando pelo rock progressivo. Da carreira a solo rezam vários discos lançados até 2009 (com Hiromi’s Sonicbloom pelo meio), antes de se aventurar num projecto a três. Hiromi’s Trio Project, originalmente com o baixista Mitch Cohn e o baterista Dave DiCenso, já tem assinados os álbuns Voice (2011), Move (2012), Alive (2014) e Spark (2016). Este último foi gravado com a formação actual do trio ao vivo, com o baixista Anthony Jackson e com o baterista Simon Philips.

Spark merece apresentação em Portugal nos próximos dias 13 e 14 de Outubro. Na primeira das datas Hiromi’s Trio Project visa o Theatro Circo de Braga e no dia seguinte ruma ao Teatro das Figuras em Faro. De mencionar que, por motivos de saúde, o trio não actuará com Anthony Jackson no baixo, mas sim com o substituto Jimmy Johnson.