São já 40 as edições da Festa do Avante!. Tamanha comemoração motiva uma renovada da Quinta da Atalaia ligada à nova Quinta do Cabo, aberta pela primeira vez ao público da Festa. E já nos dias 2, 3 e 4 de Setembro estes espaços na Amora, Seixal, recebem várias dezenas de artistas. O programa cultural é extenso, como sempre, e a componente musical surge bem representada nos vários palcos que pintam o evento.

O pontapé de saída do Palco 25 de Abril é dado, como tem sido hábito, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dedicando este ano um Concerto Sinfónico para um Glorioso Aniversário, alusiva às 40 edições da Festa do Avante!. Pelas 21h30 do dia 2 de Setembro a Orquestra será conduzida pelo maestro Vasco Pierce de Azevedo e contará com o coro sinfónico Lisboa Cantat, dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves. Serão visitados nesse concerto alguns compositores como Verdi, Bizet, Méhul, Glinka e Beethoven. Os restantes palcos da Festa também se preenchem com música neste dia inaugural, das 20h00 até à hora de encerramento diário.

No dia 3 de Setembro a Festa promete não dar descanso. O rock marca forte presença no Palco 25 de Abril com concertos de Diabo Na Cruz, Sam Alone & The Gravediggers, Miss Lava e Peste & Sida, num dia em que o destaque principal terá de cair sobre a fadista Ana Moura. Destaque também para Carlão que convida Sam The Kid e Sara Tavares; para o hiphop paulista de Criolo; para as fusões ska e punk dos mexicanos Los de Abajo; e para o funaná cabo-verdiano de Ferro Gaita. De mencionar também a passagem de Cristina Branco, Dillaz e Charlie and the Bhoys no Auditório 1º de Maio, o concerto de GROGNation a apadrinhar os Novos Valores no palco com o mesmo nome e ainda um segundo concerto de Peste & Sida, a acontecer no Palco Solidariedade.

No derradeiro dia da Festa a coisa não se faz por menos. Xutos & Pontapés convidam Paulo de Carvalho e Marta Ren volta a levar Ana Moura ao Palco 25 de Abril, depois do concerto Juntos de Sérgio Godinho e Jorge Palma. Antes da hora do Comício passam também por este palco os históricos Jafumega, os escoceses Treacherous Orchestra, o blues rouco e louco de Fast Eddie Nelson e as macumbas latinas e inquietantes de Fumaça Preta. Para além disso, Aldina Duarte e Katia Guerreiro representam o fado no Auditório 1º de Maio, enquanto os Glockenwise fecham com chave de ouro o Palco Novos Valores, por onde passa uma fatia dos novos talentos nacionais apurados a concurso no decorrer do ano.

A EP – Entrada Permanente para a 40ª Festa do Avante!, que dá acesso aos três dias da Festa, pode ser adquirida até ao dia 2 de Setembro por 23 euros. Durante os dias da Festa o preço da entrada geral sobe para os 35 euros. Consulta todo o programa musical da Festa, aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.