As “Lendas do Rock” moram ali ao lado na espanhola província de Alicante

“O pecado mora ao lado”, eternizou Billy Wilder nos cinemas em 1955. Cerca de 60 anos depois cabe a um estranho português e ávido fã de heavy metal afirmá-lo. O festival Leyendas del Rock, aqui ao lado em Villena, na espanhola província de Alicante, ultrapassa as seis dezenas de bandas e contém vários dos nomes mais sonantes do género, com especial apetência para o heavy metal tradicional e o power metal, como é hábito no país vizinho.

Essas lendas do rock, como o nome do festival sugere, dão logo um ar de graça no dia inaugural a 10 de Agosto, que funciona como uma sessão de aquecimento para os três dias seguintes. Como quem não quer fazer a coisa por menos, este dia conta com um concerto de Fear Factory de Dino Cazares e Burton C. Bell com o mais recente Genexus à cabeça.

Mas o real apetite cai sobre o corpo principal do festival. Aqui os nomes saltam à vista, ou aos ouvidos, uns atrás dos outros. Ora seja por Anthrax serem um dos incontornáveis nomes na história do thrash metal, ora por terem os icónicos Mayhem como forte representação do black metal noruguês, com o aval de uma das bandas que mais os influenciou também em cartaz, Venom. Os maiores fãs das sonoridades tradicionais do metal encontram no cartaz as jóias da coroa – Uriah Heep, Helloween, Steel Panther, Powerwolf, Dragonforce, Nazareth, Grave Digger, Stratovarius, D-A-D e ainda Avantasia de Tobias Sammet.

Os fãs de folk metal também não sairão nada desiludidos com Korpiklaani, Ensiferum e Eluveitie, estes últimos convidados para dois concertos distintos. Mas as sonoridades mais extremas também marcarão Alicante, das letras gordas às mais pequenas. Neste lote incluimos At The Gates, Dark Tranquillity e Children Of Bodom do topo do line-up, mas também fazemos menção à destruição caótica de Anaal Nathrakh, à força bruta de Cattle Decapitation, aos rasgos de Legion Of The Damned e ao gore de Avulsed.

São mesmo muitos os nomes e o melhor é consultar atentamente o programa. O Leyendas del Rock decorre de 10 a 13 de Agosto no Polideportivo Municipal de Villena, em Alicante, e o passe que dá acesso geral aos 4 dias de festival custa 90 euros. Já o bilhete diário custa 50 euros em pré-venda ou 55 euros comprado à porta.