O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro decorre em 2016 de 6 a 9 de Outubro. Para a sua 13ª edição são agora revelados também os primeiros nomes, cuja capacidade sónica mantêm o compromisso com a bravura, criatividade , progressismo e coerência artística que têm marcado as várias edições do festival.

Os nipónicos Acid Mothers Temple, liderados pelo virtuoso Makoto Kawabata, são nome sonante do heavy rock psicadélico em qualquer campeonato e, para já, partem na pole position deste OUT.FEST ao lado do trio Evan Parker, Barry Guy & Paul Lytton – uma das bandas fundamentais da história do jazz, e não apenas do free jazz, das últimas décadas, que chegam para o seu primeiro concerto em Portugal em 15 anos.

Neste festival está também marcado o regresso de Peter Kember, como quem diz Sonic Boom, para apresentar o seu projecto E.A.R. (Experimental Audio Research), para além de um workshop que irá desenvolver no festival cujos detalhes serão avançados mais para a frente. O percussionista, compositor e improvisado francês Lê Quan Ninh também se apresentará ao vivo e orientará um workshop; o japonês Foodman estreia-se em Portugal na sua primeira digressão na Europa para provar que é uma revelação da electrónica mais transversal; a Tropa Macaca apresentará Vida, disco de quatro ritos lançado este verão pela britânica The Trilogy Tapes; e Ondness, o heterónimo currentemente mais activo de Bruno Silva, surge no cartaz pela força do seu “paisagismo húmido e vagamente tóxico”.

Como tem sido hábito, o OUT.FEST vai decorrer em diversos espaços da cidade do Barreiro. Os passes gerais são colocados à venda na Bilheteira Online e em restantes locais habituais a partir do dia 5 de Agosto, encontrando-se com um preço especial de 20 euros até ao dia 9 de Setembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.