O ciclo de concertos Noites de Verão da Filho Único já tem programa para 2016. Durante os meses de Julho e Agosto, mais precisamente todas as sextas-feiras, haverá concertos em Lisboa, dividindo-se entre o Jardim do Palácio Pombal e o Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Todos com entrada livre e a começar pelas 19h30, para acompanhar o fim da tarde.

Um dos nomes que não passa ao lado é o de Inga Copeland (na foto). Integrante de Hype Williams com Dean Blunt, e companheira de algumas das suas aventuras a solo, é natural que carregue consigo a bizarra natureza que contrasta com a sua voz doce embaciada. Because I’m Worth It., afirma o nome do único disco que assina em nome próprio e que estará de certa forma em foco no concerto apontado para Lisboa.

Mike Cooper é outro nome sonante destas Noites de Verão. O guitarrista britânico, que carrega um extenso legado de folk e blues com cerca de 50 anos, estreita a sua relação em Lisboa depois de em 2014 ter lançado Cantos de Lisboa juntamente com o norte-americano Steve Gunn. No entanto esta é apenas uma ninharia na sua longa discografia onde figuram títulos descatalogados agora alvo de reedição, como Trout Steel e New Kiribati. O mais recente foi lançado este ano, o duplo White Shadows In The South Seas, no qual adorna novamente o blues com ritmos tropicais e gravações de campo.

As restantes Noites de Verão são também preenchidas pelo saxofonista britânico Evan Parker, um dos grandes em actividade; pela referência incontornável do semba Bonga; pelo ex-O Cão da Morte Luís Severo com Cara D’Anjo;  pelo funaná cabo-verdiano de Katuta Branka; pela folk contemporânea de Norberto Lobo; e ainda pelo rock das irmãs Pega Monstro.

Agenda de Julho, nos Jardins do Palácio Pombal
8 de Julho – Bonga
15 de Julho – Pega Monstro
22 de Julho – Luís Severo
29 de Julho – Katuta Branka

Agenda de Agosto, nos Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
5 de Agosto – Norberto Lobo
12 de Agosto – Evan Parker
19 de Agosto – Inga Copeland
26 de Agosto – Mike Cooper

Leave a Reply

Your email address will not be published.