Aí está o Rock In Rio Lisboa 2016

Senhoras e senhores, chegou o Rock In Rio Lisboa 2016. A sétima edição do festival realiza-se nos próximos dias no Parque da Bela Vista, espaço que toma o nome de Cidade do Rock até ao dia 29 de Maio. Até lá há dezenas de actuações, atracções, espaços de entretenimento e outras actividades num total de cinco dias. Vão desfilar nomes maiores do rock e da pop, nomes emergentes da cena alternativa e independente, animadores e dançarinos em diversos espaços – credenciais que se têm vindo a confirmar a cada edição, como nas duas anteriores, 2014 e 2012. Os muitos milhares de visitantes terão em atenção à programação do festival que pode ser consultada na nossa página dedicada ao evento, aqui.

O Rock no Palco Mundo

O Palco Mundo é, sem dúvida, a maior das atracções da Cidade do Rock. Ao longo de cinco dias este palco será inaugurado com um musical para celebrar os 30 anos do Rock In Rio original, antecipando alguns dos mais desejados concertos desta edição. Logo no primeiro dia, 19 de Maio, o dia é encabeçado pelo Boss, o próprio Bruce Springsteen com a sua The E Street Band, regressando a um espaço que o viu actuar em 2012 e a participar numa faixa de Rolling Stones em 2014. Este dia é marcado também pelo concerto dos britânicos Stereophonics. Um dia depois é a vez dos grandes Queen, com o poderio vocal de Adam Lambert a pegar as rédeas da lenda Freddie Mercury. O rock volta no dia 27 com o peso de KoRn e Rival Sons, num dia encabeçado por Hollywood Vampires – a banda, apesar de receber o principal foco no cinemático Johnny Depp, é constituída por dois monstro do rock, Alice Cooper e Joe Perry. Para além destes nomes do rock, o Palco Mundo vai ainda receber Maroon 5, Avicii, Ariana Grande, MIKA, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=129kuDCQtHs

Atenção ao Palco Vodafone

Na ponta oposta da Cidade do Rock há um outro palco. Este desfila nomes da cena alternativa a ter em consideração. Estamos a falar de um palco que vai receber os Black Lips, por exemplo, banda de rock garage-esco, selvagem e pronta a incendiar aquele espaço logo no primeiro dia do festival – não foi por acaso que lhes dedicámos uma playlist a antecipar esse concerto. Mas há mais – da brutidade dos ritmos de METZ à pacificação dos Real Estate, passando pelo indie descontrolado das madrilenas Hinds e pela boa vibe psicadélica dos brasileiros Boogarins. Este palco recebe ainda duas fileiras de nomes nacionais. Uma primeira dá-nos Keep Razors Sharp, Sensible Soccers, Glockenwise, Capitão Fausto e B Fachada, cinco nomes já com algum espaço na cena nacional. Uma segunda fileira, a inaugurar este palco diariamente, dá-se pela activação das Vodafone Wild Cards, convocando-se então os emergentes The Sunflowers, Pista, Cave Story, Mighty Sands e Isaura. Um palco a não perder para conhecer nomes da cena alternativa do futuro.

Abanar as ancas pela noite fora? Há Electrónica

Não será, decerto, apenas com o samba de Ivete Sangalo e com o EDM de Avicii que se vão por passos de dança em prática no Rock In Rio Lisboa. O Palco de Electrónica, estrutura montada perto do Palco Vodafone, já nos tem habituado a convocar alguns nomes sonantes da música electrónica dos anos que se seguiram, como David Guetta, Soulwax e Groove Armada em 2006; The Crystal Method e Paul Van Dyk em 2008; Deadmau5, Major Lazer, Calvin Harris e John Digweed em 2010; Chase & Status, The Magician e DJ Harvey em 2012; e ainda Hercules and Love Affair, Octa Push e Frivolous em 2014. Uma das presenças habituais ao longo destes anos tem sido a de Carl Cox, repetindo o feito agora em 2016. Mas alertamos também para as actuações de GusGus, Psychemagik, Hudson Mohawke e Octave One, entre outros. Destaque também para as novas pool parties a acontecer no interior da zona deste palco, onde ao final de cada tarde se poderá juntar o refresco das águas ao som da electrónica com CVLT, Dynamic Duo, Ramboiage, etc.

A Cidade do Rock

Estes três palcos são apenas algumas das atracções. A Cidade do Rock tem ainda música a acontecer na EDP Rock Street, com vários ritmos do Brasil, e ainda espectáculos de dança variada na Street Dance. Entre várias activações de marca e patrocinadores e áreas de comida de autor pelos chefs Vitor Sobral, Bergonse e Kiko, há espaço ainda para a icónica Roda Gigante e o Slide para uma percepção superior de todo o espaço que recebe, mais uma vez, o Rock na capital portuguesa.

mapa rock in rio