Vai arrancar o XIX SWR Barroselas Metalfest

Os anos passam a correr e as edições vão-se somando. Há quem ainda se lembre, tanto quanto a idade e o álcool permitirem, das suas primeiras edições, mas o SWR Barroselas Metalfest parte já amanhã, quinta-feira, para a sua décima nona edição. A tradição é já antiga e mantém-se: durante todo um fim-de-semana a pacata vila minhota recebe o cabedal, as pulseiras de picos e outras roupagens negras a contrastar com as cores garridas das tendas e com o verde da flora que envolve o festival.

Com um histórico lendário, repleto de histórias que ecoam de boca em boca ou pela internet o resto do ano, um dos irmãos da organização, Tiago Veiga, diz ainda assim que “Hoje em dia as coisas estão mais calmas”. Recordando a segunda edição, em que “só haviam quatro tendas no campismo”, olha-se hoje para um festival que goza de uma estrutura “confortável e bem afinada”, preenchendo ano após ano o mato em redor, utilizando os nomes de peso confirmados como argumento.

Este SWR Barroselas Metalfest na sua génese mostrou simpatia pelo death metal e pelo grindcore, mas com o passar dos anos a tendência estendeu-se a vários subgéneros do metal mais extremo. Por lá já desfilaram nomes importantes e cimentados como Pentagram, Kreator, Immortal, Sodom, Venom, Discharge, Primordial ou Candlemass, mas a história recente fez o festival também apostar em nomes emergentes do underground nacional e internacional.

Para este episódio 19, um dos mais equilibrados entre géneros, revela ainda assim um aguardado encontro entre o black metal e as pautas mais lentas do doom. Os islandeses Misþyrming e Naðra, que até partilham membros entre si, são uma dupla a ter em atenção e a ganhar adeptos muito rapidamente, chegando a Portugal não muito depois de serem destaque no gigante Roadburn, na Holanda. Marduk, Taake, Archgoat, Valkyrja e Decayed são outros nomes do black metal a actuar em Barroselas. Já do peso lento do doom reza a ascensão de Conan, a violência amplificada do casal Jucifer e a estreia nacional dos suecos Monolord e dos norte-americanos Usnea. E apesar de partilhar o nome com o subgénero, os britânicos Doom, um dos nomes maiores deste cartaz, são incontornáveis na história do crust e banda a não perder neste festival.

Também confirmados estão outros nomes como Violator, Grave, Severe Torture, Inverloch, Hey Colossus, Lux Ferre, Simbiose, Plus Ultra, Vaee Solis, Scum Liquor, entre muitos outros, actuando alguns destes num palco de entrada gratuita. Quanto ao cancelamento recente de um dos três headliners, Aborted, a organização garante haver substituto, mas que “O segredo é a alma do artista”, não levantando o véu sobre quem irá actuar no seu lugar.

O XIX SWR Barroselas Metalfest arranca esta quinta-feira, 21 de Abril, pelas dez da noite e só termina na madrugada de domingo. Pelo meio há concertos, festa, karaoke de metal, provas de bagaço, jogos de futebol e histórias para contar depois aos amigos. Felizmente segunda-feira é feriado para curar a ressaca.

Consulta horários, preços e outras informações na nossa página alusiva ao festival, aqui.