O festival anti-crise SMSF, sigla adquirida de Santa Maria Summer Fest, é já uma certeza no panorama musical alentejano e também nacional. Disposto à música extrema como linguagem, sem deixar de olhar para as variantes exploratórias e vanguardistas de muitas outras expressões musicais, o SMSF não olha a géneros nem a rótulos fáceis na hora de somar nomes no seu cartaz. E isso dá-lhe a unicidade que é já só sua.

Depois de várias confirmações, chegaram as últimas. Já com Rotting Christ, Forgotten Tomb, Sinister, Bizarra Locomotiva, Cripple Bastards e Allen Halloween entre as muitas certezas em cartaz, o cartaz enche-se de nomes um pouco mais ortodoxos – os nacionais Ironsword e o seu heavy metal barbudo e os britânicos Extinction of Mankind com seu crust demoníaco são apenas duas de uma dezena de nomes a fechar o SMSF.

Do niilismo pagão do black metal brasileiro de Mausoleum ao thrash alcoólico dos franceses Hexecutor; da guitarra campaniça de Paulo Colaço ao black metal bem estudado dos portuenses Örök; do nu metal de The Royal Blasphemy ao punk de Ventas de Esterko; e, por fim, do crust de Animalesco, o Método ao folclore pagão d’A Foice, são as novas expressões que poderemos encontrar por Beja no próximo mês de Junho. E como o factor surpresa pode aguçar ainda mais o apetite, haverá ainda uma actuação surpresa da qual só se saberá de quem se trata na hora em que subir a palco.

O SMSF acontece de 9 a 11 de Junho no Parque de Merendas de Beja. Toda a programação vai estar distribuída por dois palcos. Um deles, o Forest Stage, é de entrada gratuita. Para aceder a todo o festival também não custa muito mais – os passes de três dias custa 15 euros até ao dia 31 de Maio, à venda em smsf-portugal.net, aumentando depois para 20 euros. Serão em breve reveladas informações relativas aos bilhetes diários. E para quem viaja de CP para Beja, o melhor meio de transporte para aceder à cidade segundo a organização, poderá usufruir de um desconto de 30% nos bilhetes de ida e volta entre 8 e 12 de Junho, para comboios regionais, inter-regionais e inter-cidades mediante apresentação do bilhete do festival.

A divisão diária do SMSF está para breve. Conhece todo o cartaz confirmado para o festival, aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=Nk2Q5fVKOPs

Leave a Reply

Your email address will not be published.